Por CBTM
Para aumentar o interesse dos competidores, o Comitê Paralímpico Internacional de Tênis de Mesa decidiu criar um Circuito Mundial com fator 40, que corresponde aos pontos que cada jogador pode somar em caso de vitória para melhorar sua posição no ranking. Atualmente, esse número varia entre 10 e 30 na maioria das competições, 50 no Panamericano, 80 em Mundiais e 100 nas Paraolimpíadas.
Depois do Campeonato Mundial de Veteranos, a próxima meta da Confederação é a realização do Aberto do Brasil Paralímpico, em novembro de 2009, que será o primeiro no país e terá fator 40. O Diretor Técnico do Comitê Paralímpico, Jiri Danek, esteve no Rio essa semana para fazer algumas inspeções e ficou bastante satisfeito com o que viu. O resultado confirmando ou não a cidade como sede do evento sairá no próximo mês.
- Estamos fazendo o possível para oferecer aos atletas as melhores condições. Trata-se de um evento que requer cautela, pois tudo tem de estar dentro dos rigorosos padrões internacionais. Mesmo ainda não havendo a confirmação, é muito importante começarmos a trabalhar com uma certa antecedência --- destacou Edimilson Pinheiro, que é Gerente da competição e acompanhou Jiri Danek.