Por CBTM
A equipe B do Brasil perdeu nas quartas-de-final, mas Danilo Toma certamente mereceu o título de o "Jogador da Manhã". Ele já havia impressionado no Latino-Americano Junior e sua forma foi mais do que mantida. Contra dois adversários, o peruano Roberto Torres e o paraguaio Marcelo Aguirre, ele acabou vencendo o primeiro na reta final do jogo e também o segundo, que disputará os Jogos Olímpicos em Pequim, em um duelo de alta classe definido em cinco sets.
Danilo Toma teve bom desempenho assim como seu compatriota de apenas quatorze anos de idade, Eric Jouti. O impressionante adolescente de São Paulo esticou o duelo de abertura com Marcelo Aguirre por quatro sets e provocou alguns momentos de tensão para Roberto Torres no embate decisivo. Depois de mais um êxito para a dupla de Marcelo Aguirre e Roberto Torres, que veio em dobro ao final de quatro sets bem sucedidos, a equipe chilena Excel A virou o jogo contra a equipe Brasil B.
O mesmo ocorreu com a equipe Brasil` A'; que perdeu de três a zero para a dupla chilena Matias Contreras e Felipe Olivares, superando a dupla de Paulo Rocha e José Barbosa. Foram duas derrotas para o Brasil na segunda metade, enquanto que na primeira houve uma vitória e uma derrota para o Equador. Os afortunados Richard Mejia e Ivan Proaño perderam para a dupla da República Dominicana Juan Antonio e Vila Emil Santos, por
Nos desafios de abertura, Juan Restrepo tinha batido Dino Suarez e formou dupla com David Umbacia, enquanto Alberto Minho, que tinha derrotado David Umbacia; igualou o nível de pontuação com Dino Suarez, que derrotou David Umbacia e garantir uma vaga para o Equador na semifinal. No entanto, numa rota direta para o Evento feminino por equipes, as peruanas (Angela Mori, Maria Soto, Silvia Leão) e as equatorianas (Astrid Salazar, Daniela Andrade) receberam uma entrada direta para as semifinais, onde enfrentaram as equipes da República Dominicana e Venezuela.
A República Dominicana bateu a equipe Equador “B”, e a equipe “A” da Venezuela superou Colômbia. Ambos os jogos foram resolvidos com parciais de três sets a um. Eva Brito permaneceu imbatível para a República Dominicana, fazendo pareceria com Katerin Montes de Oca, na vitória contra a dupla Daniela Chinizaca e Joselyn Peralta, enquanto para o Equador a vencedora foi Chinizaca Daniela. Ela derrotou Katerin Montes de Oca. Duas vitórias para Eva Brito, enquanto para a Venezuela, foram duas vitórias para Gremlis Arvelo. Ela bateu Alejandra Bautista e Daniela Castillo, enquanto em pareceria com Anny Sevilla agarrou a vitória nas duplas. O único sucesso para a Colômbia veio de Daniela Castillo Anny contra o Anny Sevilla.
By: Ian Marshall, ITTF Publications Editor