Por CBTM
Os cem anos de imigração japonesa no Brasil foram comemorados com uma grande festa no Sambódromo de São Paulo, que contou com a presença de várias autoridades e do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito. Atletas brasileiros representando diferentes etnias, incluindo esportistas famosos como os mesa-tenistas Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi, os judocas Aurélio Miguel e Vânia Ishii e o jogador de futebol Cafu, desfilaram com bandeiras do Brasil, Japão e de países amigos.
Os atletas carregaram a Tocha da Amizade, que foi entregue a um casal descendente de japoneses, que acendeu a pira do Monumento da Amizade, uma escultura com três metros de altura e forma pontiaguda. O símbolo da união entre os dois países saiu do Porto de Kobe no dia 28 de abril, mesma data em que o navio Kasato Maru partiu para o Brasil há 100 anos, levando 781 imigrantes japoneses.
A tocha veio dentro de um container e foi exposta no Paço Municipal. Após o discurso feito em japonês, o príncipe assistiu a diversas apresentações culturais incluindo o coral Centenário da Imigração Japonesa, com canções tradicionais. Depois, assistiu espetáculo de dança folclórica e acompanhou apresentação de 1.160 músicos que tocaram a tradicional Taiko, tambor, em japonês.
O príncipe Naruhito ficou bastante emocionado e aplaudiu de pé. Depois da festa, por volta das 18h40m, se despediu das autoridades e deixou o Sambódromo, partindo para um jantar no Palácio dos Bandeirantes.