Por CBTM
A partir da próxima segunda-feira, os moradores de Pequim terão seus horários de trabalho alterados para tentar diminuir o trânsito nas ruas da cidade, antes e durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. As autoridades decidiram implantar essa medida por dois meses e pedem ainda que todos que puderem trabalhar online realizem suas atividades de casa.
Segundo informou o jornal China Daily, as instituições públicas começarão a funcionar às 9h30m e o expediente será encerrado às 17h30m. As companhias privadas abrirão suas portas com trinta minutos de antecedência e os shoppings meia hora mais tarde, tentando, com isso, evitar que toda a cidade se desloque ao mesmo tempo para o trabalho.
As escolas, os corpos administrativos e os serviços essenciais não terão de seguir esta norma. A cidade que receberá os Jogos Olímpicos anunciou recentemente que comprou novos ônibus menos poluentes e que adotaria também o sistema de rodízio de carros. Essas duas medidas fazem parte do plano adotado para diminuir a poluição durante os Jogos.
Enquanto isso, o principal símbolo dos Jogos continua sua trajetória. O cientista Wang Jaiqi iniciou nessa segunda-feira o revezamento da tocha olímpica em sua passagem pela cidade chinesa de Changchun, na província de Jilin.
Wang, de 68 anos, abriu sua participação partindo do Centro de Esportes de Changchun em meio ao som de tambores. Entre os 208 participantes do revezamento de hoje estava Yang Zhantao, de 95 anos, que participou da batalha da China contra o Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
O acendimento da pira foi feito pela patinadora de velocidade Wang Chunlu (FOTO), nascida em Changchun. A chama percorrerá na terça as cidades de Songyuan e Jilin antes de encerrar sua passagem pela província, na quarta-feira em Yanji.
Marco Venâncio