Por CBTM
O Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 terá uma estrutura médica própria montada na Vila Olímpica para que os atletas brasileiros só utilizem a Policlínica em casos de maior necessidade.
O Brasil levará uma equipe médica composta por 40 profissionais, sob o comando do ortopedista João Grangeiro, diretor médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Esta equipe reunirá médicos, fisioterapeutas, massoterapeutas, nutricionistas, dentistas e um quiropraxista. Além disso, o hipismo levará quatro veterinários.
A Missão Brasileira montará um verdadeiro Centro Médico localizado na Torre 1 do prédio C6 da Vila Olímpica, um dos prédios onde a delegação brasileira ficará alojada. No local, serão disponibilizados atendimento médico, exames clínicos, tratamentos fisioterápicos e massagens para todos os componentes da delegação.
Os equipamentos médicos já foram enviados para a Ásia em navios. Na Vila Olímpica, haverá sempre um médico e um massagista brasileiros de plantão para prestar atendimento aos brasileiros a qualquer momento.
Médico-chefe da delegação brasileira desde 1999, João Grangeiro foi o responsável por toda área médica do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO). Grangeiro considera a experiência dos Jogos Pan-americanos fundamental para o planejamento da comissão médica da delegação brasileira em Pequim.
“A estrutura que o COB montará na Vila Olímpica é de extrema importância. Ao longo dos anos e, com a experiência do RIO 2007, pude perceber que a Policlínica da Vila Olímpica é utilizada basicamente por países com delegações menores. Levaremos o aparato necessário para atender aos atletas nas mais diversas necessidades”, explica Grangeiro, ex-jogador de vôlei com participação nos Jogos Olímpicos de Moscou-80.
Além de estrutura para atendimento médico e fisioterápico, o COB, em parceria com a Odontoprev, disponibilizará apoio odontológico para toda delegação.