Por CBTM
O Campeonato Mundial de Veteranos realizado no Rio de Janeiro, no fim de maio, terminou com uma grande festa no Sambódromo, onde aconteceu uma apresentação carnavalesca denominada Noite Brasileira. Os participantes, como em um gesto de despedida, entraram na festa mostrando alegria em sinal de agradecimento pela calorosa hospitalidade dos cariocas.
Essa competição foi a maior da categoria já realizada em um país da América Latina, com 1378 participantes de 52 países. Antes de embarcarem para o Brasil, alguns estavam preocupados por causa dos noticiários sobre a Dengue e as atividades criminosas da periferia do Rio, mas felizmente nenhum desses problemas afetou o Torneio e foi capaz de tirar seu brilho.
O campeonato aconteceu no Riocentro, que fica na Barra da Tijuca, e foi organizado com eficiência pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, que ao todo recebeu 2.000 visitantes se contados os acompanhantes. Para serem utilizadas na competição, foram montadas 72 mesas e outras 30 serviram para aquecimento e treinos dos atletas durante toda a semana.
As categorias variaram dos 40 aos 85 anos, em ambos os sexos, individual e em duplas. A participante mais idosa foi Dorothy de Low, de Austrália, que tem 97 anos e foi a principal estrela do evento. Ao longo de toda semana, o fator mais evidente para aqueles que assistiram foi o entusiasmo e o prazer mostrados pelos competidores, independentemente da conquista de medalhas.
Tudo correu muito bem. Obrigado aos brasileiros pela amizade, dedicação e parabéns aos organizadores pelo sucesso do evento.
Diane Schöler
Presidente S.C.I.
Clique aqui e leia a matéria na ITTF