Por CBTM
De alternativa caseira do tênis de quadra, usando tampas de caixa de cigarro como raquetes e rolhas amassadas de garrafas de champagne como bolas, o Tênis de Mesa passou a um dos esportes mais praticados do mundo, com centenas de milhares de competidores pelo mundo.
A história de mais de um século do tênis de mesa é a trajetória de um passatempo, o popular ping-pong, surgido na Inglaterra no fim do século XIX, que na década de noventa se tornou um esporte olímpico e se transformou numa modalidade altamente competitiva.
As regras do esporte – um ou dois atletas de cada lado de uma mesa dividida por uma rede, disputando sets de 11 pontos e rebatendo bolas leves com pequenas raquetes – foram formatadas em 1992. O responsável foi o estudante Ivor Montagu, da universidade britânica de Cambridge.
A China domina o cenário mundial no tênis de mesa, apesar do equilíbrio maior nos últimos anos devido à enorme quantidade de naturalizações de atletas asiáticos, que buscam destaque em outros pólos pela falta de espaço nas seleções nacionais.
O Brasil que tem como tradição formar seus atletas, indo contra alguns países da América latina que importam atletas chineses, segue em busca de sua primeira medalha na modalidade. Apesar da grande superioridade asiática os atletas brasileiros tem chances de chegar entre os 10 melhores.
Colaborou: Marco Venâncio