Por CBTM
No último dia de treinamento dos atletas Paralímpicos brasileiros, uma palestra ministrada pelo técnico Luiz Vilani buscou sensibilizar os atletas quanto a importância de planejar e controlar todo o desenvolvimento do processo de preparação para os Jogos Paralímpicos.
A palestra intitulada Método de Registro e Análise da Sobrecarga de Treinamento no Tênis de Mesa ressaltou aspectos inerentes ao processo de periodização do treinamento e contextualizou como este e os próximos períodos de treinamentos coletivos farão parte de um processo rumo aos melhores desempenhos possíveis nos Jogos Paralímpicos.
Vilani ressaltou que não bastam apenas os treinamentos da seleção, mas os atletas devem saber como executar e controlar os treinamentos junto aos técnicos nos respectivos clubes. Prestar informações sobre como estes treinamentos estão sendo ministrados será fundamental para a seleção lapidar e fechar o período pré-competitivo da melhor forma possível.
Ao final da palestra, a comissão técnica destacou que uma rotina básica de treinamentos deverá ser realizada nos clubes após a preparação na Europa e que estas deverão estar compatíveis com os requisitos principais para se atingir o pico de desempenho durante os Jogos Paralímpicos.