Notícia

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2007 MARCAM INTEGRAÇÃO ENTRE ESPORTE, CULTURA E LAZER

Por CBTM

08/10/2007 19h04


A maior edição das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, terminou neste domingo, dia 7 de outubro, depois de dez dias de evento. Poços de Caldas (MG) foi pela segunda vez, a cidade sede da maior competição esportiva escolar do Brasil. A cidade do Sul de Minas Gerais recebeu 3.300 participantes de 775 escolas públicas e particulares. Atletas de nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez) de 24 estados brasileiros puderam interagir de forma esportiva e cultural. Eventos paralelos à disputa dos pódios mesclaram atividades culturais, concursos, festas, passeios turísticos e ecológicos, difundindo ainda mais a proposta dos organizadores das Olimpíadas Escolares: o esporte como ferramenta de integração e inclusão social.

 

A presença de ídolos do esporte nacional, que levaram toda a sua experiência a ginásios e escolas da cidade de Poços de Caldas, foi outra ação que marcou as Olimpíadas Escolares 2007. Hugo Hoyama, maior medalhista brasileiro em edições pan-americanas (9 medalhas); Tiago Camilo, campeão mundial de judô em 2007, medalhista de ouro no Rio 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000;  Vicente Lenílson, bicampeão pan-americano no revezamento 4x100m e medalha de prata em Sydney 2000; Fabiana Gripa, medalha de ouro no handebol no Rio 2007; e, Leonardo Guedes, campeão mundial Junior de natação em 2006, fizeram a alegria de crianças e adolescentes que os têm como exemplos. Estar próximo dos ídolos durante as Olimpíadas Escolares teve um significado especial para quem os acompanha pela imprensa.

 

“A cada edição pretendemos incrementar o programa de atividades das Olimpíadas Escolares. Inserimos no projeto algumas atividades extra-esportivas para difundir idéias de bem estar, unindo o corpo e a mente. O esporte pode e deve relacionar-se com outras atividades edificantes, que devem caminhar juntas para o bem do cidadão”, reiterou Edgar Hubner, Diretor das Olimpíadas Escolares e Gerente de Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro.

 

O evento, que também chamou a atenção fora do Brasil. Isso motivou a presença de observadores estrangeiros, membros de Comitês Olímpicos de sete países de língua portuguesa e hispânica, em Poços de Caldas. Representantes de Angola, Cuba, Guatemala, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela presenciaram a competição, adquiriram e transmitiram conhecimentos sobre esporte educacional.

 

Para os competidores, outro atrativo das Olimpíadas Escolares foi a classificação dos medalhistas de ouro para os Jogos Escolares Sul-americanos, em dezembro, em La Serena, no Chile. Além disso, os bons resultados obtidos pelos atletas os credenciam para integrar o Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, que apóia financeiramente os jovens talentos do esporte.

 

“O projeto mostra-se mais bem estruturado a cada edição. A competição cresce a cada ano, assim como a quantidade de alunos e escolas participantes. Nós continuamos trabalhando para aperfeiçoá-lo”, analisa Edgar Hubner. “O projeto das Olimpíadas Escolares é ambicioso, pois com ele pretendemos conseguir uma transformação social do Brasil através do esporte. Isso é gratificante e encorajador”, completa.

 

A próxima etapa das Olimpíadas Escolares, de 15 a 17, acontece entre os dias 8 e 18 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. É a primeira incursão da competição escolar no Nordeste brasileiro.

 

As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?