Por CBTM
A maior edição das Olimpíadas Escolares, de
A presença de ídolos do esporte nacional, que levaram toda a sua experiência a ginásios e escolas da cidade de Poços de Caldas, foi outra ação que marcou as Olimpíadas Escolares 2007. Hugo Hoyama, maior medalhista brasileiro em edições pan-americanas (9 medalhas); Tiago Camilo, campeão mundial de judô em 2007, medalhista de ouro no Rio 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000; Vicente Lenílson, bicampeão pan-americano no revezamento 4x100m e medalha de prata em Sydney 2000; Fabiana Gripa, medalha de ouro no handebol no Rio 2007; e, Leonardo Guedes, campeão mundial Junior de natação em 2006, fizeram a alegria de crianças e adolescentes que os têm como exemplos. Estar próximo dos ídolos durante as Olimpíadas Escolares teve um significado especial para quem os acompanha pela imprensa.
“A cada edição pretendemos incrementar o programa de atividades das Olimpíadas Escolares. Inserimos no projeto algumas atividades extra-esportivas para difundir idéias de bem estar, unindo o corpo e a mente. O esporte pode e deve relacionar-se com outras atividades edificantes, que devem caminhar juntas para o bem do cidadão”, reiterou Edgar Hubner, Diretor das Olimpíadas Escolares e Gerente de Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro.
O evento, que também chamou a atenção fora do Brasil. Isso motivou a presença de observadores estrangeiros, membros de Comitês Olímpicos de sete países de língua portuguesa e hispânica, em Poços de Caldas. Representantes de Angola, Cuba, Guatemala, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela presenciaram a competição, adquiriram e transmitiram conhecimentos sobre esporte educacional.
Para os competidores, outro atrativo das Olimpíadas Escolares foi a classificação dos medalhistas de ouro para os Jogos Escolares Sul-americanos, em dezembro, em La Serena, no Chile. Além disso, os bons resultados obtidos pelos atletas os credenciam para integrar o Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, que apóia financeiramente os jovens talentos do esporte.
“O projeto mostra-se mais bem estruturado a cada edição. A competição cresce a cada ano, assim como a quantidade de alunos e escolas participantes. Nós continuamos trabalhando para aperfeiçoá-lo”, analisa Edgar Hubner. “O projeto das Olimpíadas Escolares é ambicioso, pois com ele pretendemos conseguir uma transformação social do Brasil através do esporte. Isso é gratificante e encorajador”, completa.
A próxima etapa das Olimpíadas Escolares, de
As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.