Por CBTM
O mesatenista brasileiro Thiago Monteiro, ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, foi impedido na noite desta quarta-feira (17/10) de entrar na Rússia para participar da etapa local do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Segundo as autoridades aeroportuárias russas o novo modelo de passaporte do atleta não seria válido no país. Com a “barração”, Thiago Monteiro deverá perder pontos no ranking mundial, já que a Federação Internacional de Tênis de Mesa penaliza o atleta que não comparece ao evento sem dar justificativa. Thiago já se encontra na França, país onde reside na Europa.
Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi, outros brasileiros no evento, não tiveram problemas para entrar na Rússia, mas abalados pelo ocorrido com o companheiro, acabaram eliminados rapidamente da competição.
- Entro em diversos países do mundo e nunca tive problema. Tentei explicar a situação, mas não quiseram me ouvir, foram agressivos comigo e se negaram a falar
O presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, repudiou a atitude dos russos.
- Vamos tomar todas as providências necessárias para reparar esta injustiça e falta de respeito com o Thiago Monteiro e nosso país - diz o dirigente.
A coordenadora de seleção da CBTM, Danielle Schroeder, acompanhou por telefone toda a dificuldade do brasileiro.
- Quando o Thiago nos ligou avisando o que havia ocorrido, imediatamente entramos em contato com a embaixada brasileira na Rússia, só que já era noite e não tivemos sucesso. Neste momento o que importa é que o atleta já está em casa e lamento que a comissão organizadora do evento não tenha deixado de punir o Thiago com a perda de pontos. O objetivo dos atletas brasileiros disputarem essas etapas do circuito mundial é justamente ganhar pontos no ranking e neste caso foi uma grande frustração para todos nós - comenta Danielle, que está em Fortaleza e faz questão de encontrar com a família de Thiago Monteiro.