Por CBTM
A Academia Cearense de Tênis de Mesa conquistou o Troféu Eficiência da Copa Brasil Fortaleza 2007, realizada no ginásio da Unifor e encerrada neste domingo (21/10). Com 42.400 pontos, a equipe deu um show na competição, a última na região nordeste na temporada. Em segundo lugar na classificação geral ficou o Nagib Celho Matini do Pará com 26.000 pontos. Em terceiro a Assembléia Paraense também do Pará com 22.400 pontos.
Para Paulo Molitor, técnico da Academia Cearense de Tênis de Mesa e campeão da categoria sênior na Copa Brasil Fortaleza, o título mostra a força do Ceará no cenário do esporte.
- Se cada um fizer a sua parte o tênis de mesa nordestino irá crescer. Na Academia Cearense estamos trabalhando com atletas jovens, para formar um time ainda mais forte no futuro - diz Paulo, que na decisão venceu o carioca Ricardo Santos por 3 sets a 0.
Alexandre Monteiro, irmão do medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro Thiago Monteiro, destacou a estrutura do evento.
- Tivemos um torneio de nível internacional aqui e isso é fundamental para o crescimento da modalidade. Espero que no ano que vem a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa faça outro evento em Fortaleza - diz Alexandre, que faturou o título na categoria Juventude.
Entre as mulheres, destaque para cearense Ivna Almeida, campeã no absoluto, principal evento na categoria feminina. Ela derrotou a pernambucana Iara Borba por 3 sets a 1. As duas já haviam feito outra final na competição. No sábado (20), em partida válida pelo Rating B, Ivna conseguiu impor seu ritmo de jogo e também ficou com a primeira colocação.
- Estou muito feliz com estes dois ouros, era meu objetivo nesta competição. Queria muito competir aqui em Fortaleza para mostrar que sou uma atleta que precisa ser valorizada e para levar o Ceará ao lugar mais alto do pódio - disse a campeã.
No absoluto masculino, vitória do baiano Rivalino Cardoso. O atleta, que já representou o Brasil diversas vezes internacionalmente, superou Edmar Holanda por 3 sets a 2.
- Foi sem dúvida o jogo mais duro que fiz contra ele. O estilo dele é difícil de enfrentar e meu braço já estava ficando pesado - explica Rivalino.
Após o título, Rivalino faz planos de voltar a disputar, depois de dois anos, o campeonato brasileiro.
- Não tinha idéia de como ia jogar aqui no Ceará e fiquei satisfeito. No dia em que acordo confiante sei que vou fazer bons jogos e hoje foi assim - conta o atleta baiano.
O Campeonato Brasileiro acontecerá dezembro em Vitória (ES).
- A competição foi um sucesso e queremos no futuro voltar aqui para Fortaleza. Fomos muito bem recebidos aqui e ver tantos atletas inscritos e competindo no Nordeste foi maravilhoso para nós- diz Elsner Cornetti, coordenador de eventos da CBTM.
No total, 230 atletas de 40 clubes e 17 estados disputaram durante três dias a Copa Brasil de Fortaleza. O evento foi o maior já realizado em todos os tempos na região Centro-Norte-Nordeste.