Por CBTM
Este é o mês do maior evento da CBTM, o Aberto do Brasil, que completa está ano 20 anos de realização. De 17 a 20, 33 mesatenistas brasileiros irão enfrentar atletas de 21 países. Entre os nossos está Jeff Yamada, 14, o jovem, mas forte mesatenista que ajudou a equipe brasileira infantil classificar-se para o Campeonato Latino-Americano, que será realizado na Colômbia.
Jeff irá jogar duplas com Eric Jouti, também parceiro de Seleção, e na categoria sub 21. Conheça um pouco sobre um dos futuros do tênis de mesa brasileiro.
Como você começou a jogar tênis de mesa?
Bom, eu comecei a jogar porque o meu pai já dava aulas de tênis de mesa e minha irmã já havia ganhado alguns títulos, nesse ano ela iria ao Sul-Americano no Peru, em 2001.
Qual (is) seu (s) título (s) mais importante?
Os meus títulos mais importantes foram: ganhar a Seletiva para o Sul-Americano Infantil este ano, campeão brasileiro individual mirim 2006, bi-campeão brasileiro individual Intercolonial, um no mirim (2007), outro no infantil (2008), ganhar ranking e pré-ranking da FPTM.
Você já foi treinar fora do Brasil?
Ainda não, mas em janeiro de 2009 vou ao Dohjo Butterfly no Japão, assim como muitos da seleção atual foram.
Qual seu objetivo para 2008 no esporte?
Esforcei-me ao máximo nos treinos para jogar muito bem o Campeonato Sul-Americano e ajudar minha equipe a classificar para o Campeonato Latino-Americano na Colômbia e tentar ganhar o Campeonato Brasileiro novamente.
Como você concilia a vida de atleta com a escola?
Tenho que aproveitar ao máximo, tanto nos meus momentos de aulas como nos meus de treino. Por sorte a minha escola, que é o Colégio Presbiteriano Mackenzie, me apóia muito, dão 100% de bolsa, ajudam-me em relação às provas antecipando-as, se possível, e planejando como será após as minhas faltas.
Nas aulas sempre presto bastante atenção para não deixar acumular matéria e para entendê-las, para quando for necessário faltar, não ficar tão atrás na matéria. Tento fazer as lições de casa à noite ou nos intervalos de uma aula para a outra na escola.
Nos treinos e nos preparos físicos tento sempre me esforçar ao máximo, pois é para mim o momento mais importante do dia. Eu só tenho a agradecer pela estrutura do clube Itaim Keiko (AD ASA Itaim Keiko Guarulhos), por pertencer ao grupo de elite e agradecer aos técnicos: Toshio Takeda, Francisco Arado (Paco) e Reinaldo Hideo Yamamoto. Fora os meus companheiros de treinos. Mas o mais importante de tudo é a minha família, que me apóia, me ensina, está comigo nas horas mais difíceis e alegres e que é o motivo pela qual eu estou aqui hoje, brigando por tudo isso.
O que você quer ser quando crescer?
Após acabar o colégio, pretendo virar um jogador profissional de tênis de mesa e ficar como a minha irmã Jessica, parar um tempo de estudar para se dedicar especialmente ao tênis de mesa.