Notícia

TSUBOI, PROMESSA BRASILEIRA

Por CBTM

07/11/2007 11h46


Logo nos primeiros dois dias do Pro Tour da França, em Toulouse, que aconteceu entre 31 de outubro e 4 de novembro, o mesatenista brasileiro Gustavo Tsuboi, 22 anos, mostrou ser a grande promessa que todos acreditavam quando júnior.

 

No primeiro dia, durante a fase de qualificação da categoria individual, Tsuboi venceu o escocês Kenny Lindsay em seis jogos. Uma vitória difícil, mas que, sem dúvida, mas que lhe deu, no dia seguinte, mais autoconfiança.


Gustavo Tsuboi completou a fase de grupo com sete partidas vencidas em cima do primeiro no ranking mundial, o húngaro Peter Fazekas. Além de realizar a mesma façanha no round preliminar. Ganhou do eslováquio Lubomir Pistej de uma forma impressionante. Pistej está, atualmente, em 107º no ranking do ITTF Men’s World, enquanto o brasileiro está em 181º.

 

Tsuboi teve bom resultado em quatro jogos consecutivos. Ele ganhou depois das parciais 11-9, 11-9, 13-11, 11-9, 12-10.

 

Depois dessas partidas, nosso jovem mesatenista provou que pode participar e fazer bonito em competições de alto nível. Ainda este ano, no Campeonato Mundial em Zagreb, na Croácia, Tsuboi venceu o australiano Werner Schlager no primeiro round. Tal atleta ganhou ouro brilhantemente na categoria Men’s Singles, no Campeonato Mundial de 2003, em Paris.

Um sucesso quando adolescente, Gustavo Tsuboi teve ótimo resultado no ITTF World Junior Circuit em 2002 e 2003.

 

No primeiro ano, ele ganhou o título na categoria Boy’s Single, no Aberto do Peru, em Lima. Mais tarde, ele foi coroado campeão no Cairo, enquanto em casa, no Aberto Brasileiro Júnior, em São Paulo, ele foi vice.

 

Uma carreira sênior bem sucedida o aguarda, mas vários lesões e problemas durante quase 18 meses jogando Tênis de Mesa fez parecer que isso não seria mais possível. Um período desesperador para o atleta, pois para ele ficar simplesmente em pé, já era uma proeza.

 

Felizmente, o jovem brasileiro está totalmente recuperado e no início deste ano ele mostrou claramente que a promessa que ele parecia ser em 2002 e 2003, ele realmente será.

No Aberto do Brasil, em Belo Horizante, ele venceu o russo Fedor Kuzmin no Segundo round. Um jogador, então, número 52 no ranking do ITTF Men’s World. Foi uma importante vitória. Pois, sem dúvida, esse foi o principal fator que fez com que Gustavo Tsuboi fosse escolhido para estar com Cazuo Matsumoto, Hugo Hoyama e Thiago Monteiro no time brasileiro para competir em todos os jogos importantes do Pan-Americano no Rio de Janeiro.


Selecionado para o evento, Tsuboi teve um desempenho admirável.

 

Como membro integrante do time masculino, ganhou ouro. Já na categoria individual, alcançou as quartas-de-final antes de perder para o mesatenista Lin Hu, da República Dominicana, que sagrou-se campeão.

Em Belo Horizante e Rio de Janeiro, Tsuboi deu o aviso de que ele está, agora, totalmente em forma e no caminho para melhores notas. No Aberto da França, em Toulouse, ele confirmou o que havia dito.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?