Notícia

MUSA ALCANÇA A ELITE DA ARBITRAGEM MUNDIAL

Por CBTM

04/10/2007 12h12


A arbitragem brasileira acaba de ganhar uma nova Blue Badge (nome dado pela ITTF para os árbitros da elite internacional). Maria José Ferrer Ferreira, mais conhecida como Musa, é a segunda árbitra a conquistar o status. Antes, Leonor Demário era a única. As duas também conseguiram, após a realização dos Jogos Parapan-Americanos, o direito de arbitrar mundialmente no tênis de mesa adaptado.

 

O processo de Musa teve início em 2003, quando ocorreu no Chile o Campeonato Mundial Juvenil. Depois disso, a árbitra teve que conseguir nota máxima em quatro provas práticas. A última avaliação de Musa ocorreu em grande estilo, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

 

- O avaliador da ITTF veio ao Brasil com todo o esforço da CBTM com o propósito de me oferecer a chance de fechar o processo de avaliação prática - explica Musa.

 

Semana passada ocorreu a prova oral e a brasileira já está confirmada como Blue Badge.

 

Abaixo uma entrevista com as duas principais árbitras do Brasil:

 

CBTM - Qual a importância para a arbitragem do tênis de mesa brasileiro dessa
conquista?

Leonor: Essa conquista representa o empenho pessoal de cada árbitro em continuar se atualizando e também da CBTM em incentivar nossas participações internacionais. Em termos nacionais reforça o alto nível da arbitragem brasileira e a possibilidade de seguirmos nos capacitando para novos desafios.

 

Musa: Para a arbitragem brasileira fica claro como os árbitros, na busca de níveis internacionais de atuação cada vez mais alto, levam a sério o papel de serem os avaliadores da performance dos atletas no que se refere não só ao cumprimento das regras do Tênis de Mesa como também à cobrança de um comportamento competitivo mas com fairplay para o bem do esporte. Com a CBTM atingindo a marca de possuir em seu quadro de arbitragem dois árbitros Blue Badge e estar estudando formas de incluir mais árbitros internacionais neste rol de excelência da arbitragem da ITTF, mostra que esta conquista só tem a somar no crescimento e melhoramento de atuação de todos os árbitros nacionais.

CBTM - E para o Brasil, qual a importância internacionalmente. O país ganha força na ITTF?

Leonor: Não há dúvida que o Brasil tem uma melhor visualização internacional. Os árbitros 'blue badge' ganham sim um destaque em termos internacionais uma vez que passam a ter preferência nas convocações para Jogos Olímpicos, Copas  e Campeonatos Mundiais.

Musa:  Na sequência do meu pensamento, informo que frente ao Comitê de Árbitros e Referees da ITTF o Brasil é visto como possuidor de árbitros de alto nível, já provado pela insígnia de Blue Badge outorgada a dois deles,  Assim, mais do que nunca vemos o Brasil à frente  da América Latina, apto a oferecer  árbitros para eventos mundiais, mostrando toda sua  importância internacional e força junto à ITTF.


CBTM - No esporte, onde as mulheres levaram tantas décadas para conquistar o seu espaço, como vocês se sentem com mais este pionerismo?

Leonor: Acho que nos sentimos orgulhosas em poder participar das conquistas e avanços da nossa sociedade, especialmente na área esportiva.

 

Musa: Pessoalmente, não gosto de rótulos para equiparar mulheres/homens em assuntos profissionais, porque acima de tudo, neste aspecto, estamos todos cientes que, o que importa é a eficiência do profissional, sua experiência na função, independente se homens/mulheres. Sendo assim, em uma competição os olhos da platéia estão voltados para os atletas pois anseiam por assistirem a um bom jogo de TM, eles sim são os protagonistas do evento, e ao árbitro, se  mulher ou homem, cabe tão somente fazer o seu papel, e bem.


CBTM - Leonor, no Brasil muitos eventos a arbitragem ficam sob seu comando. Como você se sente e vê esses novos eventos promovidos pela CBTM, com pesquisas e sempre com a busca da melhora para expectadores e jogadores?

Leonor: Tem sido um privilégio poder atuar como 'comandante' de vários grupos de árbitros pelo Brasil afora; eu tenho aprendido muito com eles e espero que eu tenha conseguido deixar alguma mensagem positiva para todos também. Tenho conversado bastante com a CBTM justamente no sentido de melhorarmos nosso padrão de atuação e vejo que as avaliações e pesquisas tem ajudado bastante nesse sentido.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?