Por CBTM
Em vésperas do XX Aberto do Brasil de Tênis de Mesa, que será realizado de 17 a 20 de abril, na Arena Telemig Celular, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Projeto Sacando para o Futuro, da CBTM, visita escolas estaduais, com cerca de 800 até mil alunos por turno, da capital mineira e de cidades vizinhas para divulgação da modalidade, por meio da Federação Mineira de Tênis de Mesa (FMTM).
No total serão visitadas 51 escolas da rede estadual de Minas Gerais até o próximo dia 18, sendo quatro visitas por dia. As cidades visitadas, além da capital, são Betim, Sabará, Moeda, Ibirité, Brumadinho, Contagem, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Igarapé, Mario Campos, Rio Manso, Mateus Leme, Esmeraldas, Vespasiano e Nova União.
Durante a visita, os atletas mineiros Marco Mancini, 38 anos, e Michael Kleefeldt, 31, fazem uma apresentação do esporte para os alunos, enquanto o coordenador Davidson Pedrosa faz apresentação e divulgação do torneio. Ele explica as regras do tênis de mesa, conta como será o evento e desperta a curiosidade dos alunos que interagem com perguntas e na mesa com os atletas.
Em todas as visitas a equipe tem sido recebida com entusiasmo e interesse dos alunos. O programa de massificação iniciou suas visitas em quatro colégios de Sabará: E. E. Juquinha de Almeida (610 alunos), E. E. Presidente Juscelino Kubitchek de Oliveira (850 alunos), E. E. Professor Zoroastro Vianna Passos (1.500 alunos) e E. E. Dona Bilu Figueiredo (1.500 alunos).
- A parceria entre a FMTM e a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude vale para divulgar o esporte em regiões carentes. E é grande o interesse da escola, pois assim nossos alunos têm contato com o esporte e um mundo novo -, alerta a diretora da escola Juquinha de Almeida, Sônia Soares Ferreira.
- O tênis de mesa pode ser uma ótima ferramenta de trabalho para as aulas de Educação Física e, possivelmente, ajudará a encontrar novos talentos dentro da modalidade -, acredita o diretor da escola Presidente Juscelino Kubitchek de Oliveira, Alair Firmo.
Alunos no Aberto do Brasil
Além das visitas do Projeto Sacando para o Futuro, as escolas estaduais ganharão outro prêmio, o de assistirem ao vivo e em cores o Aberto do Brasil que completa 20 anos e, pela segunda vez consecutiva, é realizado em território mineiro.
A parceria entre CBTM, FMTM e Governo de Minas Gerais promoverá a ida de 40 a 50 alunos de cada escola estadual, nos dias 18, 19 e 20, com direito a camisa, lanche e prospecto do torneio. Além disso, a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude irá capacitar dois professores de Educação Física para ministrar aulas de tênis de mesa nos colégios, já que a Confederação doará, por escola, uma mesa com raquetes, bolas e rede.