Por CBTM
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou nesta quinta-feira, dia 3, em Pequim, que apóia o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Organizador Pequim 2008, e que a proposta de boicote aos Jogos Olímpicos é um desrespeito aos atletas do mundo inteiro.
A afirmação de Nuzman foi feita após o encerramento da reunião de trabalho da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos Pequim 2008, da qual faz parte. O presidente do COB afirmou que os atletas não podem ser prejudicados por questões alheias ao âmbito esportivo, e que a maior competição multiesportiva do mundo não pode abdicar de suas grandes estrelas
Para Nuzman, o COI, assim como o COB, é uma entidade que trata de questões esportivas, e não políticas.
- O COB entende que os Jogos Olímpicos têm nos atletas seus principais astros. Eles devem ser os protagonistas dessa grande festa esportiva, portanto a proposta de boicote é um desrespeito àqueles que durante anos se prepararam com suor e sacrifício -, afirmou Nuzman.
- Felizmente, em toda sua história esportiva, o Brasil nunca boicotou uma edição olímpica. A tradição brasileira é fundamentada no respeito aos atletas, portanto, volto a afirmar que nosso país estará representado integralmente em Pequim 2008 -, ratificou.