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CONHEÇA UM POUCO DE BOTAFOGO, ONDE FICA A CBTM

Por CBTM

02/10/2006 14h40


Durante todo o séc. XVIII, Botafogo foi um distante arrabalde que fazia parte da isolada freguesia rural de São João Batista da Lagoa. Suas terras serviam, sobretudo, de passagem para os fortes do litoral sul ou para a freguesia de Sacopenapã (atual Rodrigo de Freitas) onde, desde o séc. XVI havia um Engenho Real.

Com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil em 1808, a cidade se beneficia do incremento dos serviços, do comércio e do crescimento populacional, que leva os mais abastados a procurarem áreas afastadas, fora das freguesias centrais. Com clima agradável e cercado de belezas naturais, a freguesia de Botafogo começa a trair a atenção dos nobres da corte, de comerciantes ricos, bem como do corpo diplomático credenciado junto à corte portuguesa. Em princípios do séc. XIX, D. Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, manda construir uma casa situada na Praia de Botafogo, esquina do caminho Novo (atual Marquês de Abrantes).

Em 1826 surgem as Ruas Nova de São Joaquim (Voluntários da Pátria) e Real Grandeza. Em 1839 tem início um novo desmembramento das terras do bairro, surgindo as Ruas Olinda (Marques de Olinda), Bambina, Viscondessa (Assunção) e a travessa Figueiredo (atual Marechal Niemeyer). Por essa época, Botafogo já conta com suntuosas mansões, e novas ruas são abertas, tais como a D. Mariana, Sorocaba, Delfim (Paula Barreto), a da Matriz - aberta com a finalidade de facilitar o acesso a igreja construída em 1831 - a de São João Batista, para dar acesso ao cemitério, construído nessa mesma época, e o Largo dos Leões. A partir de 1867 o bairro passa a ser servido pela Companhia de barcas Ferry e, a partir de 1871, torna-se um dos primeiros a ter um serviço regular de bonds de tração animal. Com a implantação desses transportes coletivos, acentua-se a diversidade populacional do bairro, e o comércio, que antes se concentrava na praia, vai aos poucos se interiorizando, acompanhando a linha do bonde e contribuindo assim para a completa urbanização do bairro.

Em 1892 e 1906 a Companhia de Ferro-Carris Jardim Botânico abre os túneis Velho e Novo, o que possibilita o acesso à Copacabana. Em 1901 prolonga-se a linha de bonde até a Vila Ipanema (atual Praça General Osório). Na primeira metade do século XX ocorre uma transformação no perfil de seu morador típico: de bairro nobre, até então reduto privilegiado da aristocracia, Botafogo passa a receber uma população diferenciada de funcionários públicos, militares, operários, artesãos, comerciantes e bancários. É quando surgem os primeiros cortiços e as primeiras vilas, produzidas em grande número, para atender a essa nova população. Botafogo torna-se então um bairro de ligação entre o centro e os novos bairros que vão sendo urbanizados e integrados à malha urbana da cidade.

Hoje Botafogo é um bairro com dupla identidade. De um lado, faz a ligação entre o centro e a zona sul e, de outro, mantém seus velhos casarões, suas vilas e mansões que ainda fazem lembrar o sofisticado e aristocrático bairro que ele foi um dia. O comércio é diversificado, com dezenas de academias, bancos e restaurantes, atendendo um dos principais pontos empresariais da cidade do Rio de Janeiro.A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa fica situada na rua Henrique de Novais, próximo ao cemitério de São João Batista.

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