Por CBTM
O coordenador técnico explica os critérios da convocação para o Pan e esconde o jogo sobre os treinamentos contra os chineses naturalizados.
CBTM: Quais os critérios que o levaram a escolher Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi para o Pan?
WEI JIANREN: Na escolha dos atletas titulares para o Pan adotei os seguintes critérios, pois como o regulamento do Pan foi modificado, precisamos analisar os atletas no individual e também na combinação de duplas.
O atleta Thiago Monteiro, de acordo com a sua experiência e dos resultados já obtidos anteriormente é o meu segundo escolhido. No período passado, o principal problema do Thiago foi no condicionamento físico. Através das analises do seu desempenho no Latino Americano e no Campeonato Mundial individual, da cooperação dos técnicos e dos esforços dele, fazendo com que o seu condicionamento físico consiga elevar até um nível satisfatório. Como está chegando os Abertos de Japão e Coréia, além dos treinamentos concentrados antes do Pan, acredito que se conseguimos cooperar bem, ele entrará no Pan com a melhor condição possível.
Desde a seletiva no começo do ano, Gustavo Tsuboi apresentou condições estáveis e está evoluindo. Na parte técnica, conseguiu resolver problemas como ataque na direita e a força na terceira bola. A defesa da esquerda também esta mais segura e consegue virar para o ataque. Em termos de variação no saque e recebimento de saque também evoluíram. Na combinação de dupla, nós experimentamos a combinação dele com o Thiago em alguns campeonatos importantes, os saques e recebimento de saque dele fizeram grande diferença, e até agora a combinação de dupla entre ele e o Thiago foi a melhor combinação que conseguimos.
CBTM: Como é para o treinador, ter de relegar um mesa-tenista que passou
todo o processo com a equipe à suplência?
WEI JIANREN: Para mim, a equipe sempre permanece unida, por isso foi muito difícil tomar uma decisão dessas, pois todos eles se esforçaram muito. Ao mesmo tempo, sempre estivemos unidos mesmo em treinamentos ou campeonatos. Cada um deles, mesmo jogando ou não, participa sim da equipe, pois estão sempre ajudando uns aos outros. Todos eles entendem que estamos representando o país e não a si próprios, pois tudo que estamos fazendo é para o bem do Brasil. Acredito que para os atletas, os que entraram ou não, eles continuarão fazendo o máximo possível, basta se esforçarem que ainda terão várias chances pela frente.
CBTM: O Brasil é apontado como grande favorito principalmente em equipes.
Você concorda com isto?
WEI JIANREN: Como neste campeonato o mais importante é a equipe, no geral a seleção brasileira esta composta por atletas que se equilibram, pois cada um possui suas próprias características em relação a técnica e também temos muita vantagem no arranjo, na posição de cada um, fazendo com que a posição de cada um seja flexível dependendo do adversário. Os outros paises como Argentina, República Dominicana, eles têm apenas um atleta forte (chinês) no grupo, e justamente por isso que eles não têm muita variação na hora de escolher os atletas para os jogos. Isso faz com que temos mais chance de ganharmos.
CBTM: Como você pretende trabalhar o psicológico de Hugo, Thiago e Gustavo
para jogar dentro de casa? Se existe a pressão da torcida contra os
adversários, existe a pressão dos resultados.
WEI JIANREN: Para todo atleta, sempre haverá a pressão na hora do jogo, em qualquer lugar ou situação. O trabalho de nós treinadores é orientá-los corretamente para que eles consigam transformar esta pressão numa força para poder ganhar do adversário. Os atletas precisarão estar preparados para qualquer situação que possa surgir durante o jogo, mesmo ganhando ou perdendo. Se conseguirmos estar bem preparados para todas essas possibilidades, creio que conseguiremos ficar calmos quando aparecem situações repentinas.
CBTM: A seleção masculina estava desenvolvendo um trabalho para enfrentar os chineses naturalizados. Como serão os treinamentos até o Pan? Continuará o foco sobre os chineses?
WEI JIANREN: Os nossos treinamentos são todos especializados, pois levamos em conta todas as características de todos os nossos adversários. Estamos nos preparando passo a passo para cada jogo que virá em frente, mesmo contra equipes fortes ou fracas. Durante todo esse período de preparação fizemos vários treinamentos focando equipes fortes, mas isso será mantido em segredo até o campeonato. Basta assistir aos jogos! (risos).
CBTM: As finais do tênis de mesa no Pan do Rio já estão esgotadas. Podemos
esperar a equipe masculina lá?
WEI JIANREN: Agradeço aqui pelo apoio de todos que nos ajudaram durante todo esse tempo. Acredito que a seleção brasileira fará o máximo possível para conseguir alcançar ótimos resultados e permanecer ate o final.