Por CBTM
A manhã desta quinta-feira foi bastante especial para o atleta Paralímpico Ivanildo Vasconcelos.
Ele foi homenageado por alunos da Escola Estadual Amaury de Medeiros, em Afogados, por ter sido o único pernambucano a subir no pódio das Paraolimpíadas de Pequim, na China, em setembro.
Ivanildo foi medalha de prata na natação, no revezamento 4 x 50m. O atleta contou que se sentiu aliviado quando chegou em segundo lugar.
--- A pressão é grande para trazer uma medalha. Tive que lidar com a minha própria cobrança --- afirmou.
O nadador é dono de mais de cem medalhas e esta é sua quinta participação em jogos Paralímpicos.
--- Já competi em Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sidney (2000), Atenas (2004) e agora em Pequim --- comemora.
E lembra que a única vez que não trouxe medalha para o Brasil foi nas Olimpíadas de Sidney, na Austrália.
Desde adolescente Ivanildo já sonhava em ser um atleta profissional. Começou a competir aos 16 anos, jogando basquete. Depois fez atletismo, jogou Tênis de Mesa e em seguida se dedicou a natação. A primeira medalha paraolímpica veio quando ele tinha 18 anos.
--- Meus pais me criaram muito bem. Sempre fui tratado como uma criança normal, apesar da paralisia infantil que tive aos quatro anos --- contou.
--- Além disso, tenho confiança e acredito que sou capaz de fazer. Isso é o que me ajuda e me motiva a participar dos jogos. Por isso, tenho certeza que estarei nas próximas olimpíadas, em Londres --- completou..
O atleta nasceu no Recife, é casado e tem uma filha. Ele treina de segunda a sábado no Clube Português do Recife e disse que suas provas preferidas são os 100m peito e costas e 200m Medley.
Paraolimpíadas – O Brasil está entre os dez melhores países do mundo no ranking dos jogos Paralímpicos. Em Pequim, 45 atletas trouxeram na bagagem 47 medalhas. Foram 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.