Por CBTM
Goiás é o único Estado no Brasil presidido por uma mulher, a goiana Amanda Antonio de Lima. Mais da metade dos membros que formam essa federação são do sexo feminino.
A maioria delas está no Tênis de Mesa goiano há mais de dez anos. Iniciaram como atletas e hoje além de mesatenistas são dirigentes e desenvolvem um importante papel em Goiás.
Uma das precursoras dessa história é a professora Cleonice Abreu Filho, mais conhecida como Zu.
Cleonice tem acompanhado o Tênis de Mesa em Goiás desde 1976, quando começou a treinar no Clube Jaó com o professor chileno Valentin.
Ela representou o estado em diversas competições nacionais e internacionais, sagrando-se vice-campeã brasileira universitária em dupla mista, junto com seu parceiro Rubem Teixeira, o Rubinho.
Cleonice há mais de vinte anos faz parte da diretoria da FGTM, comanda há doze anos treinamentos em uma escola de Iniciação Esportiva de Tênis de Mesa e é responsável pela descoberta de grandes atletas campeões brasileiros como Fernando Neves, Valdineis Henrique Medeiros, Roberto de Deus, entre outros.
Paralelamente ao Tênis de Mesa, essa grande mulher desenvolve trabalhos artísticos no Centro Livre de Artes em Goiânia como coreógrafa de Corais Cênicos Infantis, além de ser mestra em Gestão Profissional, em Patrimônio Cultural, especialista em Atletismo, GRD – Ginástica Rítmica e Deportiva, Voleibol e Fé Cristã Cultura e Sociedade.
Nossa mesatenista também coordena um Grupo Gospel de Dança e Teatro conhecido como Kumbaiá, que realiza evangelizações por todo o mundo.
Sua última viagem foi a China em julho desse ano e como boa mesatenista não perdeu oportunidade de bater uma bolinha com os chineses aproveitando muito bem a viagem.
Em outubro desse ano, Cleonice e o diretor técnico da FGTM, Cannon Martins, ministrarão um curso de técnicos de Tênis de Mesa para professores e acadêmicos de Educação Física em Goiás.
Sem dúvida Goiás está muito bem representado e se depender da força, garra e vontade de Cleonice Abreu o Tênis de Mesa Goiano terá grandes conquistas.