Por CBTM
O fim de semana foi decisivo para os trabalhadores-atletas campo-grandenses que participaram da fase municipal dos Jogos do Sesi realizados no Clube do Trabalhador de Campo Grande.
No sábado e domingo foram conhecidos os campeões nas modalidades de Tênis de Mesa, xadrez, vôlei de praia masculino, futebol de salão, vôlei de quadra feminino e futebol de campo, sendo que a premiação para os campeões foi entregue pela superintendente do Sesi/MS, Maura Gabínio.
No sábado, o mau tempo foi incapaz de inibir os atletas que participaram da fase final dos Jogos do Sesi da Capital nas modalidades de Tênis de Mesa, xadrez e vôlei de praia. Enquanto no xadrez o vencedor foi Dênis da Silva Dias, da Dixer Distribuidora de Bebidas, e o segundo colocado Ederlon Ferra Correia, dos Correios
No Tênis de Mesa masculino os Correios levaram a melhor, sagrando-se campeão Alexandre Fontoura Camargo e o vice-campeão Rafael Siqueira, funcionário da Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora.
Já no vôlei de praia masculino o título foi para o trio da Aurora, que venceu a equipe do MGS Foods por dois sets a zero, com parciais de
Neste domingo, no vôlei de quadra feminino a Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora venceu a Enersul por dois sets a zero, com parciais de 25/16 e 25/18. Na seqüência, os Correios levaram a melhor contra o time da Aurora, no futebol de campo, vencendo por
Os vencedores seguem para a fase Estadual da competição, que será realizada nos dias 11 e 12 de outubro. As partidas serão no Clube do Trabalhador do Sesi de Campo Grande.
Valores
Nas disputas de sábado, houve a constatação dos valores do esporte reforçados durante a Semana de Promoção da Vida Saudável, promovida pelo Sesi/MS e que teve início dia 30 de agosto e terminou no domingo.
O enxadrista Dênis Dias teve de escolher entre seguir no campeonato disputando o xadrez blitz - conhecido como xadrez rápido, com duração de cinco minutos - ou o tradicional. Mesmo tendo se preparado para a disputa do tradicional, ele tentou o blitz e venceu.
--- Na fase municipal ele pode concorrer em duas categorias na mesma modalidade, mas na estadual o regulamento não permite e ele tem de optar por uma das duas --- explicou o gerente da Área de Lazer do Sesi de Campo Grande, Márcio Alexandre Alencar.
Sem hesitar, Dênis Dias optou por disputar o xadrez pensado, abdicando da vaga para o estadual no xadrez blitz.
--- Eu não tenho medo, me preparei para o pensado e nisso que eu vou me concentrar. Já venci na fase municipal, sou campeão e nada vai mudar isso. Agora é me dedicar mais ainda para vencer o pensado e seguir para a fase estadual. É melhor o Ederlon (vice-campeão no xadrez blitz) seguir para a estadual no blitz, porque ele é melhor nisso que eu --- disse.
A escolha do atleta conduziu o adversário, Ederlon, automaticamente para a fase estadual dos Jogos do Sesi na categoria blitz do xadrez.
--- Isto retrata bem a tomada de decisão. Os Jogos do Sesi/MS significam algo muito maior que uma simples competição entre indústrias. É uma forma de educação, que acontece por meio do esporte. No dia-a-dia os trabalhadores se deparam com situações de competitividade, onde há lisura, mas há competição. É preciso reconhecer o valor do adversário porque sem ele não há jogo, e no jogo do mercado a concorrência também é importante, promove a melhoria do trabalho e o avanço --- comparou a superintendente do Sesi/MS.
Exemplo
O Tênis de Mesa também traz o exemplo do campeão Alexandre Camargo que, mesmo trabalhando oito horas por dia e sem muitos apoiadores, se empenha em pagar uma mensalidade para treinar.
--- Pago R$ 50 para treinar, e vou ao local nas terças e quintas-feiras, além dos domingos", contou.
O empenho tem valido à pena, já que Alexandre agora acumula os títulos de tricampeão da fase municipal dos Jogos do Sesi/MS e bicampeão estadual.
--- Acho que estou no caminho, também já fiquei em 3º lugar no regional de 2006 e em 4º no ano passado. Por isso, o importante é sempre treinar --- concluiu.
Já no voleibol, os meninos da Aurora provaram que quando se tem um objetivo e se acredita nele é possível alcançar os objetivos. Eles trabalham na mesma empresa, mas os afazeres pessoais não permitem o encontro dos atletas para treinamentos. "Cada um treina com seus grupos de amigos, nos horários de folga. Esta foi a primeira vez que de fato jogamos juntos", contou Reginaldo Abílio Silva.
Apesar da falta de tempo juntos e em quadra, existe a cobrança para que a prática do voleibol aconteça. "Agora estamos muito mais motivados, não esperávamos ganhar", disse Sidinei Malacarne, e, concluindo o raciocínio dos parceiros, Elton Morbequi determina. "Agora estamos partindo para uma competição maior. Precisamos nos organizar para criar a situação de treinarmos juntos", concluiu.
Treinamento
Apesar da satisfação em ter levar o título para os Correios, Ignácio Pedraza Filho, técnico da equipe de Futebol de Salão, acredita que o time ainda precisa melhorar muito. "Treinamos todas as terças e quintas-feiras, e agora vamos intensificar os treinos para fazermos bonito na próxima fase. O complicado é o horário da rapaziada, mas é preciso dedicação", disse.
Na mesma linha o técnico da equipe de futebol de campo, João Rodrigues de Miranda, aproveitou a vitória para chamar a atenção dos atletas com relação à disciplina. "É bom ganhar, mas isso exige disciplina, força de vontade. E se nós queremos acumular títulos é preciso insistir, se dedicar e pensar no grupo. Por isso até os próximos jogos vamos nos cuidar, nada de festinhas as vésperas das competições", disse.
Ele acrescentou que está nos Correios há 30 anos, e que organizar a equipe para competições se tornou uma forma de aliviar o estresse do dia-a-dia e aproximar os colegas. "Aqui tem gente de várias agências, às vezes nem conheço os rapazes, mas faço questão de ir aos jogos quando sou informado e fico de olho. A partir daí, quando tem campeonatos eu vou atrás e chamo os que eu considero os melhores", contou.
Incentivo
O apoio aos atletas também parte das empresas. No caso da equipe de voleibol da Aurora, por exemplo, a empresa financia os horários para treinamento no ginásio. "Nós treinamos duas vezes na semana e levamos muito a sério, porque a empresa investe
Mesmo para quem ficou em segundo lugar a participação valeu à pena. A capitã da equipe da Enersul, Veronika Botelho Sottivia Gomide, agradeceu o apoio da empresa, que também arca com as despesas da quadra para treinamento das meninas. "Este apoio é muito importante, e nós vamos continuar treinando para no ano que vem levarmos o nome da Enersul muito mais longe", disse.
Serviço - O Clube do Trabalhador do Sesi de Campo Grande fica na Rua Alberto Lamengo, 130, Bairro José Abrão, mas agora o acesso é pela Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, sem número, no Bairro Santa Luzia.
Fonte: MS Notícias