Por CBTM
Com objetivo de promover a cidadania por meio de práticas esportivas, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) desenvolve, em Belém, o projeto Esporte Participativo e Juventude, antes conhecido como Papo Cabeça.
São atendidos cerca de 1.000 meninos e meninas em três núcleos: no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e na Associação dos Servidores de Justiça do Trabalho (Astra).
--- Queremos tirar os jovens da rua, ocupar o tempo deles --- afirmou o coordenador do núcleo do Mangueirão, Francisco Fonseca.
No estádio, durante a tarde, são 168 inscritos nas modalidades Tênis de Mesa, voleibol e futebol de salão.
Para Fonseca, o esporte melhora a auto-estima, faz com que eles sejam mais responsáveis, organizados.
O adolescente Bruno Sodré, 14 anos, pratica futebol de salão no projeto desde janeiro e já sentiu uma melhora no rendimento escolar.
--- Minhas notas na escola aumentaram. Acho que, por não ficar mais na rua, estou mais preocupado com o meu futuro --- diz o menino.
No início do projeto, havia um pedagogo que acompanhava os alunos, mas, com a redução dos recursos destinados à iniciativa, o profissional saiu.
--- Infelizmente, não temos como fazer mais de perto. Ficamos direcionados ao esporte simplesmente. Precisávamos desse profissional e de alguém para trabalhar a área de cultura --- completa Francisco.
As inscrições para o projeto Esporte Participativo e Juventude são realizadas no início de cada semestre.
As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira de manhã e de tarde. Podem se inscrever, gratuitamente, meninos e meninas de