Por CBTM
Jovens mesatenistas e aqueles com um nível mais elevado estão na mira dos presentes no XX Aberto do Brasil, que iniciou nesta quinta-feira, dia 17,
Os brasileiros em questão, que estão a caminho de níveis cada vez mais altos, têm 18 anos de idade. São eles Eric Mancini e Jéssica Yamada. Enquanto aqueles que possuem muitos pontos são o de 38 anos de idade, Hugo Hoyama, e a de 27, Lígia Silva.
Tanto Eric Mancini como Jéssica Yamada impressionaram em junho de 2007 no Mega Five, organizado pela Federação de Tênis de Mesa do Equador, quando eles emergiram como os campeões da categoria individual, no Campeonato Sul-Americano.
Próximo Passo
Ser um jovem e impressionante jogador prestes a tornar-se um atleta adulto de ponta é a tarefa dos dois adolescentes membros do clube Itaim Keiko, de São Paulo.
Oponentes
O estilo de ataque rápido de Eric Mancini será examinado pelo português Tiago Apolônia, o campeão da categoria dupla masculina do Aberto do Brasil de 2006 com João Monteiro, e pelo chileno Bruno Levis, um jogador que pode, de repente, atuar de forma inesperada na mesa.
Igualmente para Jéssica Yamada, a oposição está testando-a. Seu primeiro jogo foi contra Lee I-Chen, do Taipei, uma outra jogadora com esperanças de uma carreira ilustre. O próximo será contra sua compatriota Leine Ágata.
Não Classificado
Enquanto isso, nem Hugo Hoyama e Lígia Silva estão classificados para os Jogos Olímpicos de Beijing. Ambos já sentiram a emoção de competir nos Jogos.
Hoyama participou dos Jogos de Barcelona, em 1992, notavelmente em Atlanta, 1996, quando venceu o sueco Jörgen Persson. Também em 2000, em Sidney, e, recentemente, nos Jogos de Atenas, em 2004. Enquanto Lígia estava nos de 2000 e 2004.
No recente Campeonato Latino-Americano, Hugo Hoyama não se classificou, enquanto Lígia Silva não entrou para a Seleção Brasileira.
Campeões Continentais
Entretanto, os dois já foram campeões latino-americanos. Hoyama ganhou a categoria individual em 1992, 94, 96, 2000 e 2002. Enquanto Lígia foi coroada a campeã da categoria individual em 2006, na Colômbia.
Lígia vai tentar repetir sua forma de 2006, enquanto para Hoyama esse é mais um passo no caminho para a plena adequação. Em outubro de 2007 ele sofreu uma lesão no tornozelo e ficou afastado do esporte por cinco meses, retornando apenas em março de 2008.
Oponentes
No Aberto do Brasil, Hugo Hoyama enfrentou o belga Kilomo Vitta e o coreano Kim Kyung Min na fase de grupos da categoria individual. Já Lígia Silva joga contra a compatriota Lívia Gomes e a indiana Kastari Chakraborty.