Por CBTM
Rio Grande do Norte está realizando o maior evento esportivo brasileiro. Trata-se dos Jogos Escolares daquele estado, aberto na sexta-feira, dia 10. São 20 mil alunos de 430 escolas públicas e privadas, o que demonstra a dimensão do evento. As disputas ocorrem em todas as modalidades esportivas, dentre elas o tênis de mesa.
Em sua Trigésima Quarta Edição, os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte prosseguem até o próximo dia 22. A realização é do governo do estado, através de secretarias estaduais, em parcerias com prefeituras municipais, federais esportivas e confederações.
A escola Facex, o Colégio Marista de Natal e o Contemporâneo, que possuem grandes valores no esporte e que têm reconhecimento nacional em competições, disputam pelos melhores lugares nos jogos.
Com 540 atletas aproximadamente, a Facex quer surpreender este ano e entra na competição almejando as primeiras colocações. - Nosso objetivo é estar entre os primeiros. A instituição está investindo muito no esporte e esperamos continuar crescendo no cenário estadual -, comentou Antônio Carlos, o Cazuza, coordenador de esportes.
Na competição, a maior delegação e a do Colégio Marista de Natal. Uma das escolas mais tradicionais do Estado, o Marista está forte e mantendo a filosofia da escola: - Que os nossos atletas possam fazer do esporte um aprendizado de vida. A vitória é apenas conseqüência -, afirmou Lúcia Leiros, coordenadora de esportes do Marista, que conta este ano com 680 atletas disputando 32 das 34 modalidades.
Tetra-campeão dos jogos, o Contemporâneo participa das disputas esse ano com 660 atletas, em 27 modalidades. A escola, que vem ganhando vários títulos nas disputas estaduais, sempre é destaque nos jogos em esportes como: basquetebol, Capoeira, Ciclismo, Futebol, Nado Sincronizado, Natação, Judô, Voleibol e Xadrez.
A direção do Contemporâneo tem se empenhado para garantir a qualidade da estrutura do complexo esportivo e da sua equipe de professores, responsáveis pelo destaque que a escola tem tido na competição; mas para a professora Irany Xavier, diretora da escola o que mais importa para os alunos é a oportunidade de competir e participar de um evento esportivo desse porte.
- Para eles, estar nos jogos, é ter uma oportunidade de interagir com outros atletas de outras escolas e aprender muito com tudo isso -, disse Irany Xavier.