Por CBTM
As cidades do Rio de Janeiro, Chicago, Madrid e Tóquio são candidatas para sediar a Olimpíada em 2016 e para tanto o Japão já começou a trabalhar forte para realizar um bom papel, assim como fez a China em 2008.
O governo japonês e o Comitê Olímpico Japonês construíram o "National Training Center" http://www.joc.or.jp/ntc/ em Akabane, na zona norte do Japão gastando 275 milhões de dólares nesta graciosa obra.
Neste centro existe estrutura para todas as modalidades olímpicas, porem apenas o tênis de mesa e a luta greco-romana, estão instaladas definitivamente no local e já trabalham com futuros atletas olímpicos de
O Brasileiro Gustavo Tsuboi, através da empresa Tamasu Butterfly, foi o primeiro a estagiar nas vésperas do Japan Open como preparação para as Olimpíadas 2008, já que a seleção nacional adulta também treina neste local. As demais modalidades usam este centro apenas nas vésperas de alguma competição importante.
Suas instalações foram cuidadosamente montadas com o melhor para todas as modalidades, no tênis de mesa alem do piso especial, ar condicionado, iluminação, ambiente a prova de som, possuem todas as marcas de mesas e bolas utilizadas no Circuito Mundial para adaptação em busca de bons resultados. A diária custa 90 dólares para atletas estrangeiros que são avaliados tecnicamente para serem aprovados.
No Mundialito de Belo Horizonte 2008, Jeff enfrentou o japonês Kenji Matsudaira e vários treinadores japoneses observaram sua técnica e condições, sendo assim aceito para este training camp.
Jeff Yamada, atleta da seleção brasileira que conquistou recentemente o campeonato paulista individual e o premio de melhor atleta do ano da FPTM, viaja em dezembro retornando no final de fevereiro, para cumprir um estagio programado. Marcos Yamada, o pai, visitou em julho suas instalações.