Notícia

O PEQUENO E O GRANDE MESATENSITAS

Por CBTM

20/04/2008 11h28


Eric Jouti, 13 anos de idade, de São Paulo, não é o jogador mais jovem do Aberto do Brasil, realizado em Belo Horizonte, esse lugar pertence a sua compatriota Carolina Kumahara que tem 12 anos de idade.

 

Entretanto, eu tenho certeza que ele é o menor jogador em estatura, especialmente quando comparado com o coreano Lee Sang Soo, um dos atletas mais altos. Eric Jouti joga em duas categorias, individual masculina e sub-21 masculina. Em ambas, foi derrotado pelo coreano, um jogador que tem o estilo coreano de jogo do século XXI.

 

Ele não é um jogador no molde dos outros que aperfeiçoaram suas técnicas no século passado, ele é a nova geração da Coréia.

 

Um Nível Diferente

Lee Sang Soo era simplesmente muito bom para Eric Jouti.

 

Era de se esperar, mas o jovem brasileiro nunca desistiu da tarefa de completar um set. Ele deu o seu melhor, é um jogador como seu adversário coreano, também teve seu sucesso.

 

Campeão Sul Americano

Em março de 2008, ele conquistou o título de campeão da categoria individual juvenil masculina no Campeonato Sul Americano, em Buenos Aires, Argentina. Ao assisti-lo competir em Belo Horizonte, eu posso ver o motivo de suas vitórias.

 

Simplesmente, ele é um jogador com muita garra, ele cresce no duelo, ele move-se bem, ele é positivo. Nele não falta talento.

 

Itaim Keiko

Eric Jouti é membro do Itaim Keiko, em São Paulo. Um clube que tem sido um celeiro para jogadores brasileiros de nível internacional. Como muitos outros que jogam tênis de mesa na cidade mais populosa do Brasil, ele é, dos descendentes de japoneses, a terceira geração.

 

Há 100 anos atrás os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, agora São Paulo tem uma população de cerca de um milhão e meio de descendentes e, com algumas exceções, a maioria dos jogadores brasileiros internacionais são dessa comunidade. As notáveis exceções vão para Thiago Monteiro, de Fortaleza, e Lígia Silva, do Amazonas.

 

Influência do Pai

- Eu comecei a jogar tênis de mesa com nove anos de idade -, disse Eric Jouti. – Meu pai jogava e me levou ao clube Itaim Keiko -.

 

Tal pai, tal filho. Eric seguiu os passos de seu pai, muito cedo o tênis de mesa tornou-se prioridade na vida, com uma cede inquestionável para o esporte e um desejo de aprender.

 

Derrotas

Em Belo Horizonte ele perdeu, além de ser derrotado pelas mãos de Lee Sang Sôo, ele perdeu para o experiente espanhol Alfredo Carneros na categoria individual masculina e para o também brasileiro Fernando Yamazato, no sub-21.

 

Cartagena

Entretanto, na categoria juvenil ele é um oponente prodígio, especialmente na América Latina. Assim, na Colômbia em junho, ele provavelmente será um nome para prestarmos atenção no Campeonato Latino Americano Juvenil, na Cartagena, e também no Circuito Juvenil da ITTF.

 

- Meu objetivo é ganhar na categoria individual juvenil masculina no Latino Americano -, ele disse. Isso é algo que ele deve alcançar.

 

Suporte

- Minha mãe e meu pai sempre me deram suporte -, ele disse graciosamente. - Eu sou muito grato a eles -.

 

Um sentimento genuíno vindo de um jogador genuíno, um jovem muito talentoso, ele é um orgulho para sua família, seu clube, seu pais e para o tênis de mesa.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?