Notícia

JOÃO PESSOA ENCERRA COM SUCESSO A PRIMEIRA EDIÇÃO DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES NO NO

Por CBTM

19/11/2007 15h08


Com as finais dos torneios de basquete, handebol e vôlei, foi encerrada, na noite do domingo, dia 18, as Olimpíadas Escolares 2007 – 15 a 17 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a primeira edição das Olimpíadas Escolares realizada na Região Nordeste celebrou mais uma vez a união entre esporte e educação. Durante os dez dias de competições em nove modalidades, os 3.600 participantes, sendo 3.250 atletas, de 25 estados brasileiros, tiveram contato com diversas manifestações culturais (música, teatro, dança e literatura), além de palestras e atividades com alguns dos principais ídolos do esporte nacional, como os ginastas Diego e Daniele Hypólito, o nadador Kaio Márcio, a judoca Edinanci Silva, o velocista Vicente Lenílson, entre outros. Cerca de 800 escolas públicas e privadas estiveram representadas na capital paraibana. As disputas aconteceram em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez) e revelaram novos talentos para o esporte nacional.

Devido à intensa programação sócio-cultural, paralela à disputa nas quadras, pistas e piscinas, a presença dos cerca de 200 voluntários foi mais uma vez determinante para o sucesso do evento. A contribuição do voluntariado foi notada ao longo das palestras e cursos voltados para os profissionais do esporte, das visitas de atletas olímpicos e pan-americanos a comunidades carentes, ginásios e em tardes de autógrafos. Além dessas atividades, as cerimônias de premiação, na orla, também foram um destaque das Olimpíadas Escolares, de 15 a 17 anos. Os atletas receberam suas medalhas em uma tenda armada na praia de Tambaú. “Procuramos valorizar esse momento dos jovens atletas, dando a eles a oportunidade de receber um prêmio cercados por uma paisagem deslumbrante, em contato com a natureza”, revelou Edgar Hubner, Diretor Geral das Olimpíadas Escolares 2007.

Entre as iniciativas do Comitê Organizador estiveram apresentações de teatro, dança, entrega de livros, voltados para os alunos e para as comunidades. Outro legado educativo das Olimpíadas Escolares foi a distribuição de cartilhas pedagógicas que abordaram temas como preservação do meio ambiente e prevenções contra o uso de doping. “São medidas simples que poderão contribuir para a preservação ambiental e a valorização da saúde e do fair-play. Estamos atuando em sintonia com os ideais olímpicos”, explica Hubner.

Para difundir a importância da prática esportiva nas escolas, os Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2007 participaram de várias atividades relacionadas ao evento. Ícones do esporte nacional como Kaio Márcio Almeida (natação), campeão mundial em piscina curta nos 100m borboleta e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007; Ednanci Silva (judô), medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003 e no Rio 2007; Daniele Hypólito (ginástica artística), medalhista de prata (trave e barras assimétricas) e bronze (individual geral) em Santo Domingo 2003 e medalha de prata (equipes) e bronze (trave) no Rio 2007; Diego Hypólito (ginástica artística) campeão mundial em 2005 e 2007, medalhista de ouro no Rio 2007 (solo e salto); Vicente Lenílson, bicampeão pan-americano no revezamento 4x100m (Santo Domingo 2003 e Rio 2007) e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, na mesma prova; Ednalva Laureano (atletismo), campeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2007) e vice-campeã da São Silvestre (2006) estiveram na Paraíba solidários ao incentivo da prática esportiva no âmbito educacional, e, mais uma vez serviram de exemplo.

Nomes importantes do esporte nacional como Henrique Guimarães (judô), medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996; Antônio Carlos Barbosa, medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 dirigindo a seleção feminina de basquete; Lázaro Velazquez (atletismo), Gerente do Programa de Descobertas de Novos Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT); Antônio Rizola Neto, treinador das Seleções Brasileiras Infanto-Juvenil e Juvenil; Prof. Manoel Luiz de Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb); ministraram palestras para educadores e treinadores locais.

A maior competição esportiva escolar do Brasil também trouxe à capital paraibana, Eduardo Monteiro, de Angola; Walter Calabria, do Uruguai e Carl Padmore, de Barbados, membros dos Comitês Olímpicos dos seus respectivos países. Os três fizeram parte do Programa de Observadores Estrangeiros das Olimpíadas Escolares 2007, que pretende promover o intercâmbio entre os países em prol do desenvolvimento do esporte estudantil. Os visitantes acompanharam o programa esportivo das Olimpíadas Escolares 2007 e as atividades educativas e culturais, paralelas do evento. Entre os principais interesses dos estrangeiros está aprender com a equipe de organizadores das Olimpíadas Escolares. O programa já havia contado com observadores em Poços de Caldas, nas Olimpíadas Escolares 2007, de 12 a 14 anos, em outubro.

Como sempre, as Olimpíadas Escolares também funcionaram para revelar talentos. Vários jovens atletas puderam participar em excelente nível, competindo e interagindo com valores de todas as regiões do Brasil.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?