Por CBTM
O treinador da seleção brasileira de tênis de mesa, Wei Jianren, deu um grande presente aos participantes do tênis de mesa nas Olimpíadas Escolares, que estão sendo realizadas
Durante a conversa, os atletas e profissionais puderam fazer perguntas e questionamentos ao experiente treinador referentes ao desenvolvimento do esporte. Wei fez um comparativo entre a realidade que o tênis de mesa vive no Brasil com a situação do esporte das raquetes na China.
- Na China há muito apoio para quem pratica o tênis de mesa, desde as escolinhas até a vida profissional do atleta. Além disso, o nível técnico dos profissionais que acompanham os atletas é muito alto e cresce muito a cada dia que se passa. Aqui no Brasil ainda estamos um pouco distantes disso, mas podemos elevar nossa qualidade se investirmos na base, nas escolas e favorecendo o crescimento do nível técnico dos técnicos e atletas -, ressaltou Wei Jianren.
Para que o tênis de mesa brasileiro possa crescer não só em número de praticantes, mas principalmente em qualidade, Wei faz questão de esclarecer que este esforço não pode partir de apenas uma parte, mas de um conjunto de atores e instituições com um objetivo em comum.
- Confederação, federações, Estados, clubes, escolas, famílias e técnicos têm que estar juntos. Para que o tênis de mesa no Brasil se desenvolva, é necessário um esforço coletivo, e não apenas de uma parte -, ressaltou o treinador.
O coordenaor de eventos da CBTM, Elsner Cornetti, destacou a importância da presença de Wei Jianren nas Olimpíadas Escolares e disse que o treinador deverá participar de muitas outras competições organizadas pela Confederação nos próximos anos.
- A presença do Wei é muito importante aqui. Ele traz conhecimentos únicos para os atletas e treinadores. Como ele viaja para muitos países para acompanhar o tênis de mesa, ele tem informações que podem ajudar a desenvolver e muito o tênis de mesa no Brasil. Vamos querer contar com sua presença nas competições que a CBTM organizar -, enfatizou Elsner (que está na foto ao lado do treinador).