Por CBTM
A 14ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares acontecem de 30 de novembro a 06 de dezembro, na cidade de Montividéu, no Uruguai. O Ministério do Esporte em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) está preparando uma delegação composta por atletas brasileiros com idade entre 12 e 14 anos para representar o Brasil no evento. Irão compor a delegação brasileira os campeões da primeira etapa das Olimpíadas Escolares de 2008, realizada em Poços de Caldas (MG).
Os escolhidos devem ter conquistado o 1ª ou 2º lugar nas modalidades individuais e integrar as equipes vencedoras nas modalidades coletivas. O processo, segundo o professor Rivaldo Araújo da Silva, coordenador-geral da Secretaria Nacional de Alto Rendimento, está em fase de convocação dos esportistas. Além do Brasil, disputarão Sul-Americano Escolar delegações de mais nove países. São elas: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Todas as delegações são compostas por cerca de 147 pessoas entre atletas, técnicos de equipe e fisioterapeutas. O presidente da CBDE, Carlos Sérgio Rufino e o diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes acompanham a delegação no evento.
As modalidades individuais envolvidas na disputa são: tênis de mesa, xadrez, atletismo e natação. As modalidades coletivas são basquete, vôlei e handebol. Todas as modalidades contarão com a participação de equipes masculinas e femininas.
O futebol e o judô são as modalidades que o Brasil não disputará no Sul-Americano. O motivo é que a primeira delas, o futebol, não faz parte da programação das Olimpíadas Escolares Brasileiras enquanto que o judô, apesar de ser disputado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, a modalidade não está inclusa no Sul-Americano.
Desempenho brasileiro
O último Sul-Americano Escolar aconteceu em dezembro do ano passado, na cidade de La Serena, Chile. O Brasil foi o grande destaque das competições e sagrou-se campeão geral dos jogos obtendo 25 medalhas de ouro, 24 medalhas de Prata e 13 medalhas de bronze. Nas disputas das modalidades coletivas o Brasil sagrou-se campeão no vôlei masculino e no vôlei feminino, tendo ainda ficado com o 3º lugar no basquete masculino e em sexto lugar no basquete feminino.
O grande destaque da Delegação foram os resultados da natação, do atletismo e do judô. Na natação conquistamos 23 medalhas sendo 11 de ouro, 10 de prata e 02 de bronze, além do primeiro lugar por equipe masculina e feminina. No atletismo a equipe conquistou 17 medalhas sendo 06 de ouro, 08 de prata e 03 de bronze, além do segundo lugar por equipe no masculino e terceiro no feminino.
No Judô foram 17 medalhas conquistadas sendo 07 de ouro, 04 de prata e 06 de bronze, além do 2º lugar por equipe no masculino e 1º no feminino. No xadrez o Brasil conquistou a primeira medalha de bronze e, no tênis de mesa primeira medalha de bronze na dupla masculina. “Tais resultados retrataram a seriedade e o profissionalismo que a grande maioria apresentou no decorrer do evento”, Rivaldo Araújo.