Notícia

MINISTÉRIO DO ESPORTE MONTA DELEGAÇÃO PARA SUL-AMERICANO

Por CBTM

12/11/2008 19h32


A 14ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares acontecem de 30 de novembro a 06 de dezembro, na cidade de Montividéu, no Uruguai. O Ministério do Esporte em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) está preparando uma delegação composta por atletas brasileiros com idade entre 12 e 14 anos para representar o Brasil no evento. Irão compor a delegação brasileira os campeões da primeira etapa das Olimpíadas Escolares de 2008, realizada em Poços de Caldas (MG).

Os escolhidos devem ter conquistado o 1ª ou 2º lugar nas modalidades individuais e integrar as equipes vencedoras nas modalidades coletivas. O processo, segundo o professor Rivaldo Araújo da Silva, coordenador-geral da Secretaria Nacional de Alto Rendimento, está em fase de convocação dos esportistas. Além do Brasil, disputarão Sul-Americano Escolar delegações de mais nove países. São elas: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Todas as delegações são compostas por cerca de 147 pessoas entre atletas, técnicos de equipe e fisioterapeutas. O presidente da CBDE, Carlos Sérgio Rufino e o diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes acompanham a delegação no evento.

As modalidades individuais envolvidas na disputa são: tênis de mesa, xadrez, atletismo e natação. As modalidades coletivas são basquete, vôlei e handebol. Todas as modalidades contarão com a participação de equipes masculinas e femininas.

O futebol e o judô são as modalidades que o Brasil não disputará no Sul-Americano. O motivo é que a primeira delas, o futebol, não faz parte da programação das Olimpíadas Escolares Brasileiras enquanto que o judô, apesar de ser disputado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, a modalidade não está inclusa no Sul-Americano.

Desempenho brasileiro
O último Sul-Americano Escolar aconteceu em dezembro do ano passado, na cidade de La Serena, Chile. O Brasil foi o grande destaque das competições e sagrou-se campeão geral dos jogos obtendo 25 medalhas de ouro, 24 medalhas de Prata e 13 medalhas de bronze. Nas disputas das modalidades coletivas o Brasil sagrou-se campeão no vôlei masculino e no vôlei feminino, tendo ainda ficado com o 3º lugar no basquete masculino e em sexto lugar no basquete feminino.

O grande destaque da Delegação foram os resultados da natação, do atletismo e do judô. Na natação conquistamos 23 medalhas sendo 11 de ouro, 10 de prata e 02 de bronze, além do primeiro lugar por equipe masculina e feminina. No atletismo a equipe conquistou 17 medalhas sendo 06 de ouro, 08 de prata e 03 de bronze, além do segundo lugar por equipe no masculino e terceiro no feminino.

No Judô foram 17 medalhas conquistadas sendo 07 de ouro, 04 de prata e 06 de bronze, além do 2º lugar por equipe no masculino e 1º no feminino. No xadrez o Brasil conquistou a primeira medalha de bronze e, no tênis de mesa primeira medalha de bronze na dupla masculina. “Tais resultados retrataram a seriedade e o profissionalismo que a grande maioria apresentou no decorrer do evento”, Rivaldo Araújo.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?