Por CBTM
Os nossos quatro atletas que ganharam nas duas etapas da Seletiva Adulta e classificaram-se para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa, Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Mariany Nonaka e Cláudia Ikeizumi já sabem quem são os atletas de elite que terão de encarar nas Olimpíadas, depois de garantir vaga, em março, no Pré-Olímpico continental.
Os rankings divulgados em janeiro indicam os 40 primeiros classificados para os Jogos Olímpicos de Beijing, divididos em 20 homens e 20 mulheres. Eles são os tops do tênis de mesa que nossos brasileiros terão de enfrentar.
Segundo os critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), os 20 primeiros colocados de cada lista garantem vaga, desde que seja respeitado o número máximo de dois atletas por país. Como a China ocupa um grande número de postos nas listas, tanto a masculina quanto a feminina, mesatenistas em posições inferiores acabaram classificando-se.
Entre as mulheres, a grande surpresa do ranking foi a queda da chinesa Zhang Yining (foto) para o segundo lugar após cinco anos de liderança. Atual campeã olímpica, ela perdeu o posto para a conterrânea Guo Yue, de apenas 19 anos. Mesmo assim ela continua com participação garantida nos Jogos da China.
Quem ficou sem vaga foi o campeão mundial Wang Liqin, também chinês. Terceiro colocado no ranking, ele terá que brigar por um espaço em Pequim no torneio pré-olímpico da Ásia, já que cada nação terá, no máximo, três mesatenistas por sexo nas Olimpíadas.
Entre os demais classificados, destaque para o croata Zoran Primorac. Ele aparece apenas como o 23º da lista, mas foi beneficiado pelo alto número de chineses do ranking e conseguiu uma vaga para sua sexta olimpíada. Isso quer dizer que, depois de Pequim, ele terá participado de todos os Jogos desde que o tênis de mesa foi integrado ao grupo de esportes olímpicos, em Seul, Coréia do Sul, no ano de 1988.
O croata não será o único nessa condição. Também com cinco olimpíadas no currículo, o sueco Jörgen Persson também já está garantido. O belga Jean-Michel Saive estava empatado em número de pontos com Persson, mas a ITTF, que inicialmente propôs um jogo entre ambos para definir o classificado mas sofreu recusa das federações envolvidas, encontrou uma diferença de 0,25 a favor do sueco, assim ele acabou ficando com a última vaga.
CLASSIFICADOS
Masculino: |
Feminino: |
1 - Wang Hao (China) |
1 - Guo Yue (China) |