Por CBTM
Durante o 58° Campeonato Brasileiro Intercolonial, de 25 a 27 de janeiro, em Curitiba, PR, a mentora do clube paulista Itaim Keiko, Minako Takahashi, foi uma das grandes homenageadas pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. O presidente da Confederação, Alaor Azevedo, entregou para ela o título de benemérita.
Em mais de 20 anos de CBTM quatro personagens importantes do tênis de mesa receberam o título de benemérito, e Minako vem somar nesse número. São eles, os já falecidos, Carlos Saddock de Sá e Hiroshi Yaoita e, ainda, Clóvis de Souza e Mutsuo Kasahara, que vive hoje no Japão.
Todos eles são escolhidos pelo comitê executivo, formado por presidente da Confederação, vice-presidente e secretário geral. Sendo esses hoje, respectivamente, Alaor Azevedo, Ivam Vinhas e Luiz Desiderati. Após a indicação, o eleito a benemérito é aprovado pela Assembléia Geral.
História
Minako Kawabata Takahashi nasceu em 1938, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo. Com sete anos de idade mudou-se para a capital paulista, onde seu pai era editor de um jornal Nikkey - denominação da língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior -. Com seus cinco irmãos, Minako viveu em vários bairros da capital em função da gráfica de seu pai.
Sempre a família Kawabata teve em mente retornar para o Japão e, por esse motivo, seus pais não achavam importante estudar no Brasil. Foi por insistência da própria Minako que aos 11 anos de idade ficou como ouvinte em um colégio do grupo escolar onde seus professores observaram-na e, devido a sua facilidade com números, em apenas dois anos fez o exame de admissão e foi para o ginasial.
Devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela família, ela não pode cursar o colegial e foi trabalhar. Minako tornou-se a segunda funcionária do grupo Aji-No-Moto (embaladora, demonstradora etc) e conseguiu, assim, recursos próprios para cursar Técnico em Contabilidade, no Dom Pedro II.
Após três anos de trabalho foi para o Banco Noroeste e ficou por mais três anos. Depois trabalhou na multinacional Republic, também por três anos.
Minako Kawabata casou-se em 1963 com Saburo Takahashi e tiveram três filhos. Com isso, ficou 10 anos afastada do trabalho para cuidar de Noboru, Kenji e Fábio.
Em 1974, ela foi trabalhar numa agência de automóveis chamada Collection como vendedora, onde ficou por 18 anos. Atingindo o cargo de Gerente de Vendas e depois enfrentou o desafio da multinacional Toyota Tsusho, de
Atualmente retornou a Toyota Collection como gerente comercial e continua a campeã de vendas por onde passa.
Tênis de Mesa
No tênis de mesa teve um pequeno contato com a modalidade nos tempos do Curso de Contabilidade, quando conheceu o clube Ética, na década de 60. Retornou com tudo em 1980. Foi em São Bernardo, Palmeiras, Nippon, Piratininga, tudo para investir nos filhos e praticar a modalidade. Porém, com o fechamento do Departamento Amador do Palmeiras, ficou sem clube para treinar.
Juntamente com o Sr. Chikaraishi (in memorian) resolveu fundar um clube e pediu ajuda a Kyozo Abe da Itaim, daí o nome Itaim Keiko, que se transformou no maior clube de tênis de mesa do país.
Minako, mentora do clube Itaim Keiko, tornou-se uma das pessoas mais respeitadas na modalidade pela sua simplicidade, dedicação e amor ao esporte. O fator mais importante para tal conquista foi a vontade de ajudar as pessoas e de realizar somente o bem. Um exemplo de dignidade e força interior, de quem acredita naquilo que faz e constrói um ambiente saudável para as pessoas ao seu redor.