Notícia

ANÁLISES DE HUGO HOYAMA

Por CBTM

13/01/2008 13h26


Com 38 anos de idade, 32 de tênis de mesa, paulista, quatro participações em Olimpíadas, desde Barcelona, seis em Pan-Americanos e 13 em Mundais, o experiente mesatenista Hugo Hoyama faz uma análise geral do tênis de mesa no Brasil durante a Seletiva Adulta, que acontece em Barra Funda, São Paulo.

 

Em clima de definição de mesatenistas que irão compor a Seleção Brasileira da modalidade, Hoyama fala sobre como o nível dos nossos atletas tem subido muito nos últimos anos.

 

- Desde a morte de Cláudio Kano, em 1996, até a aparição de Thiago Monteiro, em 2001, vieram grandes atletas como Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Bruno Anjos e Hugo Hanashiro -, destaca.

 

Um ponto citado por Hugo é a mudança das regras. Ele explica que ao mudar o número de pontos de 21 para 11, os atletas ficaram mais nivelados e a disputa, mais acirrada.

 

Sobre a temporada em outros países, o recordista de medalhas de ouro em Pan, que passou dois anos na Bélgica e outros dois na Suécia, é enfático: - Foi o que me ajudou a conquistar o que já conquistei -. O que explica o ótimo desempenho de atletas como Thiago, Cazuo e Tsuboi, já citados por ele.

 

Com tantas melhoras no esporte, será que vamos ter uma boa colocação nas Olimpíadas de Beijing? Bem, Hoyama diz que os Jogos Olímpicos são sempre difíceis, mas neste ano terá o torneio por equipes pela primeira vez no evento, o que pode trazer bons resultados para o Brasil.

 

- É difícil ter um bom resultado em Olimpíadas, estar entre os oito melhores já é uma ótima colocação para o Brasil. Eu e Thiago já ganhamos de atletas top do ranking mundial, mesmo assim não é tão fácil ganhar medalha nos Jogos, é preciso ter mais apoio e patrocínio para o tênis de mesa, assim atingiremos melhores posições -, acredita.

 

E as meninas do tênis de mesa? Hoyama conta que a realização do Pan no Brasil ajudou muito na divulgação delas, o que foi bom para incentivar o trabalho. Mas isso não é suficiente, elas precisam de mais apoio para poder ir a outros países e conseguir melhores resultados.

 

- Quando elas conseguirem bom resultados em Pan-Americanos, a modalidade na categoria feminina vai crescer ainda mais -, ressalta.

 

Sobre a primeira etapa da Seletiva Adulta, que classificou o cearense Thiago Monteiro para ocupar o primeiro lugar à mesa da Seleção, Hoyama analisou a posição do grande vencedor durante as partidas.

 

- O Thiago jogou super tranquilo, mesmo gripado. Senti que ele estava com o pensamento no jogo, em colocar ali tudo que treinou, e não em ganhar ou perder. Uma lição muito importante que tive com Nuno Cobra. O Thiago é uma pessoa muito humilde e muito batalhadora, sempre corre atrás de seus objetivos. Ele acaba de chegar da França e, ao sair daqui, vai direto para Eslovênia. Ele merece muito conquistar tudo que deseja -, afirma.

 

Centro de treinamento

A Seletiva acontece no Centro de Treinamento Nacional, localizado dentro do Nacional Atlético Clube. Um ambiente recém-construído para treinamento dos atletas da Seleção e outros.

 

- É muito importante a CBTM ter conseguido esse espaço, ainda mais em São Paulo. A iluminação está muito boa, não tem cores que atrapalham as jogadas. Futuramente eles podem até montar uma pequena arquibancada e eliminar as cadeiras brancas -, fala Hugo.

 

Entusiasmado com o CTN, ele ainda dá mais sugestões, como promover intercâmbios com jogadores de outros paises, o que divulga mais o tênis de mesa no Brasil e, ainda, fazer um trabalho de inclusão social com crianças da redondeza.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?