Por CBTM
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) acertou para o primeiro semestre de 2009 a visita do diretor de elite e performance da Associação Olímpica Britânica (BOA), Sir. Clive Woodward. O contato ocorreu durante a viagem de membros do COB à Alemanha e à Grã-Bretanha, entre os dias 13 e 20 de novembro. Na Europa, o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, Agberto Guimarães, gerente geral de desenvolvimento do COB, Jorge Bichara e Maurício Rodrigues, membros do COB, visitaram o Comitê Olímpico Alemão (DOSB), a BOA e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (LOCOG). A intenção é estreitar a relação com alguns dos mais importantes Comitês Olímpicos locais e promover o intercâmbio esportivo entre os países.
Na Alemanha e no Reino Unido, os representantes do COB se reuniram com membros dos Comitês Olímpicos locais e conheceram instalações e centros de treinamento de várias modalidades.
“Conhecer o trabalho realizado em grandes centros esportivos aguça nossa visão. De maneira que tudo o que observamos e entendemos possa ser aplicado na nossa realidade”, afirma Agberto Guimarães. “De contatos como esse feito com alemães e britânicos abrem-se novas oportunidades de desenvolvimento”, acredita.
Primeiro convidado a desembarcar no Brasil, Sir. Woodward ficou famoso por treinar a seleção inglesa de rugby que se sagrou campeã mundial em 2003, vencendo a Austrália, pela primeira vez na história, na final da Copa do Mundo, o que lhe rendeu a condecoração da Coroa Britânica. Hoje, integrante da Associação Olímpica Britânica, o treinador ministrará palestras visando à formação de treinadores olímpicos brasileiros.
“Convidamos Sir Clive Woodward, que têm uma bagagem de valiosos serviços prestados ao esporte, para fazer-nos uma visita e passar um pouco dos seus conhecimentos aos profissionais brasileiros. A vinda de um nome desse porte deixa um enorme legado para formação de técnicos em nosso país”, comemora Marcus Vinícius. “Até o momento, apenas os Comitês Olímpicos do Brasil, Estados Unidos e Canadá visitaram os futuros organizadores dos Jogos Olímpicos”, revela o superintendente.
Marcus Vinícius reuniu-se com Simon Clegg, Chefe da Missão Britânica em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Clegg contou como estão se preparando os britânicos para participar da próxima edição dos Jogos, em casa. Entre outros assuntos, o dirigente britânico falou sobre o trabalho desenvolvido para que os britânicos se destacassem no quadro de medalhas em Pequim 2008, onde obtiveram a 4ª colocação, com 47 medalhas (19 ouros, 13 pratas e 15 bronzes), atrás de China, Estados Unidos e Rússia
“Todo esse contato que estamos fazendo com Comitês Olímpicos de outros países e com Federações Internacionais são muito importantes para o começo do novo Ciclo Olímpico. Precisamos pesquisar para oferecer o melhor aos nossos atletas e às Confederações. Por isso, estamos também recebendo os presidentes das Confederações Brasileiras Olímpicas para trocarmos idéias sobre fomento, iniciação e alto rendimento, que funcionam de forma integrada”, completa o superintendente executivo do COB.