Por CBTM
Casado com Graciella De Fátima e pai da Economista Geórgia Aschar e a da estudante de Comunicação Social, Renata Aschar, o teresopolitano "de corpo e alma", como gosta de definir, é administrador de empresas e comerciante. Sua experiência na área esportiva já começa em sua vida de estudante. Com os estudos custeados por "bolsa atleta", Leandro é orgulhoso de ter construído sua vida baseada na prática esportiva e faz questão de propagar esta idéia.
Como atleta teve a oportunidade de conhecer as principais capitais do país, disputando campeonatos nacionais e estaduais como jogador do clube do Botafogo no basquete. Ainda na década de 70, Leandro coordenou o Centro de Esportes do CEM, ocasião em que o colégio foi tetra campeão estudantil de
Leandro ainda ocupou o cargo de Diretor de basquete do Clube Comary, na época da implantação do esporte competitivo na cidade, foi responsável pela chegada do técnico Sérgio Macarrão a cidade. Em outro esporte, Aschar foi Bi-campeão municipal de tênis de mesa e Vice-campeão estadual.
Famosos nos anos 80 e 90 em toda a região, os Jogos de Inverno de Teresópolis prometem ser a grande vedete da administração petista. Além de fomentar a prática esportiva, os jogos foram responsáveis por muitos progressos na rede hoteleira e de serviços em nosso município, visto que dezenas de cidades mandavam representantes, em diversas modalidades, para competir em Teresópolis, e com isso aqueciam comércio e outras áreas. "A reedição dos Jogos de Inverno é uma de nossas prioridades... através de parcerias com a iniciativa privada e governos federal e estadual, vamos reerguer nossa cidade no cenário do esporte amador de alto desempenho". De acordo com Leandro, a reedição dos Jogos é uma oportunidade para a cidade.
Ainda segundo o secretário, a preocupação principal do governo Jorge Mário, no que tange a área é a integração da comunidade na prática esportiva. "Desta forma, com a integração da população nas práticas esportivas, podemos combater alguns males sociais e prevenir outros mais", explica.
"Acreditamos que a prática regular de esportes condiciona corpo e mente para uma convivência comunitária sadia e pacífica, sendo, portanto, agente de transformação positiva de qualquer sociedade. Corpo são, Mente sã", define Aschar.
Um dos projetos a serem implantados pela secretaria, já em 2009, está a "OLIMPÍADA DOS BAIRROS", projeto baseado nesta tentativa de aproximação da população com o governo. A ação será uma parceria com as associações de moradores, entidades desportivas e a iniciativa privada. A Olimpíada ainda prevê a utilização do maior número possível de modalidades e faixas etárias, estimulando a convivência através da prática esportiva.
"Uma de nossas metas é trabalhar intensamente junto aos clubes da cidade na formação de equipes que possam participar de campeonatos fortes e bem estruturados no município", desta forma o novo secretário pretende também valorizar as instituições que investem no esporte.
O programa "Núcleos de Treinamentos de Base" vai promover o estímulo a iniciação esportiva, seja ela nos esportes coletivos ou individuais. Em parceria com a Secretaria de Educação, a ação também segue o principio da aproximação com a comunidade. "Este talvez seja um de nossos projetos, já inclusos no programa de governo defendido na campanha eleitoral, que mais deverão apresentar resultados para a sociedade, seja de forma direta ou indireta", explica Leandro.
A administração ainda prevê o incentivo das atividades para a terceira idade, ou "melhor idade", como o secretário prefere chamar. "Vamos promover o intercâmbio com outros municípios em especial com as secretarias de esporte... já temos um estreitamento no relacionamento para incrementar competições de rua, ou seja, reeditar competições que já acontecem na capital, como Corridas de rua; Basquete de rua, entre outras... inclusive com premiações em dinheiro e tudo mais como no Rio de Janeiro", explica Aschar.
Ele ainda ressalta a importância da representatividade de Jorge Mário, junto ao governo federal e todo o prestigio que o prefeito eleito conquistou neste tempo. "Vamos lutar junto ao Ministério dos Esportes para conseguir verbas e financiamentos em parceria com o Governo Federal, Teresópolis precisa se abrir para o resto do Brasil", explica.
De acordo com especialistas, o esporte é uma das melhores formas de diminuir a criminalidade, aumentar a qualidade de vida e promover a integração social de um indivíduo em uma sociedade. A influência do esporte pode fazer com que os números relacionados à marginalidade decresçam drasticamente.
Quanto à criminalidade, pode-se incluir o esporte como um fator determinante para a sua erradicação, haja vista o grande poder de transformação que ele detém. Muitas pessoas vêem no esporte uma alternativa à marginalidade, o que, por sua vez, contribui para a diminuição da violência e do consumo de drogas, conseqüentemente melhorando a qualidade de vida da sociedade no que diz respeito à segurança.
Quanto à benefícios físicos, as evidências são incomensuráveis. Em tempos de poluição extrema e fast foods, a prática de esportes é essencial para a obtenção de uma qualidade de vida satisfatória, evitando problemas de saúde, obesidade e afins.
Pode-se concluir, portanto, que o esporte é de suma importância para a sociedade e traz inúmeros benefícios, tanto físicos como psicológicos, não devendo, desde modo, ser tratado como uma necessidade secundária e sim como um fator importantíssimo para o desenvolvimento da sociedade.