Notícia

JOVEM CIDADÃO AMPLIA E BENEFICIA 122 MIL ALUNOS

Por CBTM

24/01/2011 18h40


O número de escolas estaduais inseridas no projeto Jovem Cidadão, na capital e no interior do Amazonas, será ampliado de 213 para 314.

 

O anúncio foi feito na última sexta-feira, 21, pela secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, durante a reunião para elaboração da Agenda Pedagógica 2011 do programa, com representantes das secretarias de Educação (Seduc), Cultura (SEC), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Segurança Pública (SSP) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

A medida responde a um dos compromissos de campanha do governador Omar Aziz, que pretende ampliar o programa para todo o Estado. Segundo ele, o Jovem Cidadão é um dos programas sociais de prevenção à violência, ao lado das escolas de tempo integral, que também estão sendo ampliadas.

--- Nos dois projetos os jovens passam o dia na escola praticando atividades culturais, esportivas e de qualificação profissional, longe do perigo das drogas e outros males. São programas que nos ajudam a preparar melhor nossos jovens para o futuro --- destacou.

Programa

Criado em 2007, o Jovem Cidadão beneficia 93.114 mil alunos de 12 a 20 anos de 138 escolas estaduais em Manaus e, outras 75, dos municípios de Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Itacoatiara e Tabatinga. O programa oferece bolsas-benefício, que variam de R$ 30 a R$ 50, aos pais de alunos com freqüência regular e que participam das atividades extracurriculares, como cursos de qualificação profissional, Inglês, Espanhol; atividades culturais e esportivas, como futsal, vôlei, queimada, xadrez e Tênis de Mesa. 

Desde o início deste mês, com a extinção do Conselho Estadual de Desenvolvimento Humano (CDH), a Seas passou a coordenar o programa.  De acordo com Regina Fernandes, em Manaus   ampliação do programa contemplará 2 mil alunos das escolas estaduais Carvalho Leal (Centro), Alfredo de Campos e Luiz Vaz de Camões, na zona Sul, Herbeth Palhano,zona Centro-Oeste, Pedro Silvestre, zona Oeste, e Cecília Ferreira, zona Leste. As atividades iniciam no dia 17 de março.

A secretária da Assistência Social, informou que, no interior, o Jovem Cidadão será ampliado em duas etapas: A primeira envolve os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre, Carauari, Eirunepé e Manicoré, beneficiando 10.160 alunos, agora no início do ano.

A segunda etapa acontecerá a partir de julho em outras dez cidades (que ainda estão sendo definidas pela coordenação do programa), contemplando 19.186 estudantes. "A orientação do governador Omar Aziz e da primeira dama, Nejmi Aziz é estender o projeto para o maior número de alunos", disse. 

Regina Fernandes informou, também, que até dezembro deste ano, 122.460 alunos de 314 escolas estaduais de Manaus e outros 23 municípios do interior estarão inseridos no Jovem Cidadão.

--- A Agenda Pedagógica prevê reuniões com os órgãos parceiros até março. Durante esse período vamos cadastrar instrutores e estagiários, elaborar propostas de atividades, visitar escolas, estruturar os espaços nos colégios e treinar as equipes --- disse a secretária, que acompanha os encontros.

Portal Amazônia

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?