Por CBTM
O número de escolas estaduais inseridas no projeto Jovem Cidadão, na capital e no interior do Amazonas, será ampliado de 213 para 314.
O anúncio foi feito na última sexta-feira, 21, pela secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, durante a reunião para elaboração da Agenda Pedagógica 2011 do programa, com representantes das secretarias de Educação (Seduc), Cultura (SEC), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Segurança Pública (SSP) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
A medida responde a um dos compromissos de campanha do governador Omar Aziz, que pretende ampliar o programa para todo o Estado. Segundo ele, o Jovem Cidadão é um dos programas sociais de prevenção à violência, ao lado das escolas de tempo integral, que também estão sendo ampliadas.
--- Nos dois projetos os jovens passam o dia na escola praticando atividades culturais, esportivas e de qualificação profissional, longe do perigo das drogas e outros males. São programas que nos ajudam a preparar melhor nossos jovens para o futuro --- destacou.
Programa
Criado em 2007, o Jovem Cidadão beneficia 93.114 mil alunos de 12 a 20 anos de 138 escolas estaduais em Manaus e, outras 75, dos municípios de Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Itacoatiara e Tabatinga. O programa oferece bolsas-benefício, que variam de R$ 30 a R$ 50, aos pais de alunos com freqüência regular e que participam das atividades extracurriculares, como cursos de qualificação profissional, Inglês, Espanhol; atividades culturais e esportivas, como futsal, vôlei, queimada, xadrez e Tênis de Mesa.
Desde o início deste mês, com a extinção do Conselho Estadual de Desenvolvimento Humano (CDH), a Seas passou a coordenar o programa. De acordo com Regina Fernandes, em Manaus ampliação do programa contemplará 2 mil alunos das escolas estaduais Carvalho Leal (Centro), Alfredo de Campos e Luiz Vaz de Camões, na zona Sul, Herbeth Palhano,zona Centro-Oeste, Pedro Silvestre, zona Oeste, e Cecília Ferreira, zona Leste. As atividades iniciam no dia 17 de março.
A secretária da Assistência Social, informou que, no interior, o Jovem Cidadão será ampliado em duas etapas: A primeira envolve os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre, Carauari, Eirunepé e Manicoré, beneficiando 10.160 alunos, agora no início do ano.
A segunda etapa acontecerá a partir de julho em outras dez cidades (que ainda estão sendo definidas pela coordenação do programa), contemplando 19.186 estudantes. "A orientação do governador Omar Aziz e da primeira dama, Nejmi Aziz é estender o projeto para o maior número de alunos", disse.
Regina Fernandes informou, também, que até dezembro deste ano, 122.460 alunos de 314 escolas estaduais de Manaus e outros 23 municípios do interior estarão inseridos no Jovem Cidadão.
--- A Agenda Pedagógica prevê reuniões com os órgãos parceiros até março. Durante esse período vamos cadastrar instrutores e estagiários, elaborar propostas de atividades, visitar escolas, estruturar os espaços nos colégios e treinar as equipes --- disse a secretária, que acompanha os encontros.