Por CBTM
Ser nomeado pela primeira vez para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa, às vésperas de completar 31 anos, foi uma grande surpresa para Israel Barreto e um grande presente para sua terra, o Amazonas. Nascido em Manaus, o mais novo componente por indicação técnica da Seleção adulta é técnico, além de atleta, e faz todo seu treinamento na cidade que tem em seu nome o significado Mãe de Deus.
- Achei bom demais ser convocado, até me assustei um pouco quando vi meu nome entre os indicados. Era um sonho que realizei -, fala Barreto.
A indicação de Israel é histórica, pois é a primeira vez que o Amazonas classifica um mesatenista para a Seleção adulta, a principal, mesmo sendo tal estado a segunda potencia na modalidade, atrás de São Paulo. Essa convocação solidifica a força do Amazonas.
- O time adulto é o mais forte e serei o mais velho da equipe, mesmo assim os outros são mais experientes do que eu e espero aprender muito com eles -, diz o amazonense.
Barreto já participou dos seguintes eventos internacionais: o Sul-Americano, em 2003, ao lado de Hugo Hoyama, quando os dois canhotos foram campeões por equipe e em dupla. Uma grande vitória. E o Latino-Americano, em Santos, SP, disputando na categoria juventude. E passou cerca de quatro meses na Europa, um pouco em Portugal e na Espanha, o que foi uma ótima experiência.
Depois do choque de felicidade de Israel Barreto, ele voltou com a treinar intensamente no Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Manaus e espera passar uma semana treinando em São Paulo antes de viajar, no dia 14 de fevereiro, para o Mundial em Guangzhou, na China, que será de 24 de fevereiro a dois de março.
- Agora estou tranquilo, meu objetivo é jogar bem e melhorar minha posição no ranking -, reflete o mesatenista.