Por CBTM
A Copa Latino-Americana de Tênis de Mesa reunirá, a partir dessa quinta-feira, no Maracanãzinho, os doze melhores atletas do continente. A competição terá uma série de novidades, distribuirá prêmios em dinheiro e será classificatória para a Copa do Mundo, o que afetará na pontuação do Ranking Mundial e a tornará ainda mais empolgante e atraente.
No mesmo período, só que com um dia a mais de duração, acontecerá a disputa da primeira etapa da Copa Brasil. O público terá a oportunidade de ver em ação astros da modalidade como Hugo Hoyama, Lin Ju, Liu Song, Lígia Silva, Xue Wu, Jessica Yamada, entre outros. Serão ao todo 12 competidores em cada categoria, no Masculino e Feminino.
Desafio do Saque
A entrada é franca e haverá várias atrações durante os três dias de evento, com shows, animadores e distribuição de brindes.
No evento Masculino, o chinês naturalizado dominicano Lin Ju é o principal adversário dos brasileiros na luta pelo título. O atual nº 1 das Américas e 77º colocado do Ranking Mundial conquistou o ouro em dois Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo (2003) e Rio de Janeiro (2007), e foi vencedor das duas últimas edições do Latino.
Outro que aparece entre os favoritos é o também chinês naturalizado argentino Liu Song. Prestes a completar 39 anos, dia 12 de maio, o atleta usa de toda sua experiência para continuar na elite da modalidade e está a uma posição apenas do dominicano Lin Ju e já foi campeão Latino-Americano quatro vezes (98, 03, 06 e 07), tendo um título a menos que Hugo Hoyama, vencedor de cinco edições.
No Feminino, a chinesa naturalizada dominicana Wu Xue é a atleta a ser batida. Atual nº 1 das Américas e a 67ª colocada no Ranking Mundial, Wu Xue já conquistou três edições da competição: em Santo Domingo (DOM/2008); Guarulhos (BRA/07) e Valvidia (CHI/04). A atleta acumula uma série de títulos ao longo da carreira, está com 30 anos e participou das Olimpíadas de Atenas e Pequim.
Outro destaque da competição é Yadira Silva, que entrou para a história de seu país por ter sido a primeira mulher a se classificar para uma Olimpíada no Tênis de Mesa. A mexicana conquistou a vaga para Pequim no Pré-olímpico realizado na República Dominicana, em 2008. Sua participação foi curta, mas a experiência adquirida ajudou no seu crescimento e atualmente Yadira é a quarta colocada do Ranking Latino-Americano, atrás da colombiana Paula Medina, da brasileira Lígia Silva e da chinesa naturalizada dominicana Wu Xue.
Já pensando em Londres, a atleta vê a competição que acontecerá no Rio, entre os dias 17 e 19 de março, como uma excelente oportunidade de avaliar suas adversárias na luta pela vaga. O mesmo pensamento tem a colombiana Paula Medina, a atual campeã Sul-Americana e terceira do Ranking continental, atrás apenas da dominicana Wue Wu e da brasileira Lígia Silva.