Por CBTM
Gustavo Tsuboi é o brasileiro com maior ascensão no Ranking Mundial nos últimos anos e atualmente é o nº 1 do país, segundo dados da Federação Internacional. A experiência adquirida na França, onde jogou por quatro anos, o ajudou a subir mais de 100 posições.
No seu retorno ao Brasil conquistou todos os títulos possíveis no Campeonato Brasileiro de 2010 e agora se prepara para buscar mais uma medalha no Panamericano de Guadalajara, no México, em outubro.
Antes disso, chamou a atenção ao garantir a vaga para os Jogos de Atenas, em 2004, mas uma lesão na coluna o afastou das mesas por mais de seis meses e o tirou das Olimpíadas.
Na qualificação para Pequim, Tsuboi deu a volta por cima e foi o primeiro brasileiro a se classificar no Pré-Olímpico da República Dominicana.
Seu desempenho acabou ajudando também o Brasil a assegurar a vaga. Atuar em equipe é um trunfo de Tsuboi, que no Panamericano de 2007, no Rio de Janeiro, ficou com uma medalha de ouro e contribuiu para Hugo Hoyama virar o maior medalhista da história. Tsuboi começou a jogar aos 12 anos.
Depois que pegou gosto pelo esporte, começou a treinar no colégio Arquidiocesano de São Paulo. De lá, partiu para o clube Itaim Keiko e depois passou vários anos disputando a Liga Francesa.
Nome: Gustavo Tsuboi
Nascimento: 31/05/1985
Naturalidade: São Paulo
Clube: Círculo Italiano de São Caetano do Sul