Notícia

OBSERVADORES INTERNACIONAIS DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES TROCAM EXPERIÊNCIAS

Por CBTM

11/11/2009 10h46


Como forma de despedida e encerramento do Programa de Observadores realizado durante as Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e observadores internacionais, se reuniram no Hotel Bristol, em Londrina, para trocar experiências e efetuar uma avaliação final do programa.

Representantes de seis países tiveram a oportunidade de conhecer melhor as Olimpíadas Escolares, o maior evento do esporte escolar brasileiro.

Estiveram presentes na reunião Oluwakemi Obidahunsi, diretora de Projetos da Juventude do Comitê Olímpico Nigeriano; Virgílio Benítez, da Secretaria Nacional de Esportes do Paraguai; Ivan Bondarchuk, diretor de imprensa do Comitê Olímpico Ucraniano; Isabel Alexander, diretora de esportes da juventude de Santa Lúcia, América Central e Woodrow Williams, diretor de esportes de São Vicente e Granadinas.

O único que não pode comparecer foi o diretor esportivo do Comitê Olímpico da Macedônia, Vladimir Bogoevski.

--- É muito importante ouvir a experiência que vocês têm em seus respectivos países --- afirmou Patrícia Kowalewski, coordenadora das Atividades Sociais das Olimpíadas Escolares 2009, para os observadores no início da reunião. Todos apresentaram o trabalho que desenvolvem em seus respectivos países, além de tirar dúvidas e propor soluções.

--- Foi uma grande experiência pessoal. Quando voltar à Ucrânia, tenho certeza que todas as informações que acumulei aqui serão úteis. Levarei as melhores impressões possíveis, fora que aqui no Brasil encontrei coisas mais importantes e interessantes a serem implantadas --- disse Bondarchuk.

---  A presença dos outros observadores internacionais foi super importante, pois eles também trouxeram novas idéias que podem ser feitas em qualquer lugar, independente do tamanho do país --- completou.

--- Vários aspectos me chamaram a atenção, mas o que eu vou levar com certeza é o trabalho de voluntariado que o Comitê Olímpico Brasileiro realiza durante os jogos. É impressionante a quantidade de pessoas que se dispõem. Quando retornar ao Paraguai, criarei algo na mesma linha, pois considero muito importante para o desenvolvimento esportivo, além também da parceria que é feita com as prefeituras municipais --- explicou Benítez.

A iniciativa do Programa de Observadores Internacionais tem como objetivo realizar o intercâmbio de idéias, divulgar e incentivar o esporte como ferramenta de integração e a inclusão social. Realizado desde 2007, já estiveram em edições anteriores da competição membros dos comitês olímpicos cubano, angolano, guatemalteco, venezuelano, português e uruguaio.

As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e do Governo do Estado do Paraná.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações