Notícia

COB CREDENCIA 380 INTEGRANTES PARA OS II JOGOS DA LUSOFONIA

Por CBTM

07/05/2009 11h04


Principal competição multiesportiva do calendário internacional em 2009 para o Brasil, os II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009 já contam com aproximadamente 380 credenciados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entre atletas (cerca de 290), oficiais e membros da área médica. A primeira fase de credenciamento se encerrou na noite de terça-feira, dia 5.

A estimativa é de que no dia 15 de junho, data final para o credenciamento, esse número seja de aproximadamente 180 pessoas, sendo 140 atletas, 30 oficiais e 10 representantes da área médica.

Os II Jogos da Lusofonia serão realizados entre os dias 11 e 19 de julho e o Brasil participará de sete das nove modalidades do programa (atletismo, basquete, futsal, judô, taekwondo, Tênis de Mesa e vôlei de praia), ficando de fora somente no futebol e no vôlei.

Os ex-atletas olímpicos Bernard Rajzman e Paulinho Villas Bôas serão respectivamente, chefe e subchefe da Missão Brasileira em Portugal.

Nos dias 22 e 23 de maio, em Lisboa, será realizada a reunião de Chefes de Missão, onde haverá sorteios para a definição dos grupos nas modalidades coletivas, além de visitas a instalações e análise dos manuais de competição.

--- Os Jogos da Lusofonia são uma competição importantíssima, pois sendo no primeiro ano de Ciclo Olímpico temos uma chance de analisar e dar oportunidade a vários jovens atletas. Muitos deles procuram o seu espaço nas seleções nacionais e outros pretendem se firmar de vez --- avalia Paulo Villas Boas, subchefe de Missão do Brasil.

Como em 2006, nos I Jogos da Lusofonia Macau 2006, 11 países além do Brasil participarão dos Jogos: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka.

Em Macau 2006, o Brasil terminou a competição com o primeiro lugar no quadro de medalhas: foram 57 (29 de ouro, 19 de prata e 9 de bronze). A intenção do COB é manter a hegemonia em 2009.

Para isso, o Brasil levará a Lisboa as equipes principais de atletismo, futsal, judô, taekwondo e Tênis de Mesa. O basquete brasileiro será representado pelas equipes Sub-19 (feminino) e Sub-23 (masculino).

As equipes de vôlei de praia serão escolhidas através do ranking brasileiro.

--- As equipes de basquete farão amistosos na Europa antes dos Jogos. Após a competição o time feminino jogará o Mundial da categoria Sub-19. Já a equipe masculina fará mais amistosos para adquirir experiência internacional --- antecipa o subchefe de Missão.

--- Estamos conscientes das dificuldades que encontraremos na Europa. Temos conhecimento de que os portugueses, que competirão em casa, estão fazendo um trabalho forte para conquistar a primeira posição no quadro de medalhas --- completa Villas Boas.

Em 2006, durante a primeira edição do evento, a Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa (ACOLOP) acatou um pedido do COB que avaliou como mais adequada a realização dos Jogos no primeiro ano de cada Ciclo Olímpico.

Portanto a partir de Lisboa 2009 em diante, os Jogos da Lusofonia acontecerão de quatro em quatro anos, com a próxima edição já marcada para 2013, ainda com sede indefinida.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?