Por CBTM
A China construiu estádios e ginásios maravilhosos, mas também investiu na formação de atletas para chegar em primeiro lugar nos Jogos Olímpicos de 2008 e conseguiu o maior número de ouros com larga margem de vantagem.
Em inúmeros lugares pelo mundo praças públicas são cada vez mais ocupadas por mesas de concreto de Tênis de Mesa, oferecendo para a população a pratica de um esporte olímpico saudável, que desenvolve o raciocínio, concentração e promove interação.
Para o Coordenador do projeto de Detecção de Talentos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Nelson Machado, o Brasil deveria seguir esse exemplo e investir na construção de mesas em milhares de praças públicas espalhadas pelo país
--- Que planos temos para formar campeões em várias modalidades olímpicas? --- questiona Nelson Machado.
--- Veja a foto de uma pracinha em Pequim. Uma pracinha minúscula. Ela tem cinco mesas que vivem cheias. Foi através de um plano de massificação barato e viável que o país popularizou a modalidade é o esporte número um na China --- completou Nelson.
Em Barcelona, quase todas as praças tem uma mesa de Tênis de Mesa. A mesa é de concreto e a rede é de metal (para ser mais resistente e suportar a chuva).
Outro exemplo recente do serviço público foi feito em Londres, onde cem mesas foram colocadas em toda Trafalgar Square, do Tate Modern ao Aeroporto de Heathrow. O projeto foi desenvolvido por uma instituição de caridade de artes chamada Sing London em parceria com a Associação de Tênis de Mesa da Inglaterra.
O objetivo é triplicar o número de locas para jogar Tênis de Mesa, em Londres, mas de forma mais ampla, é para tornar as pessoas mais ativas e para deixá-las usando os espaços públicos.
--- Senhores prefeitos municipais, governadores, vereadores, secretários de esportes municipais e estaduais, deputados estaduais e federais, façam adaptações, projetos de leis, emendas parlamentares, deste belo projeto utilizando praças públicas, como em Pequim, Tókio, Paris, Londres, Nova Iorque, Barcelona, etc , e proporcionem uma ótima atividade física para toda a sociedade brasileira. É uma forma simples, barata e fácil de massificarmos uma modalidade que todo os brasileiros já brincaram um dia ou brincam nas escolas, condomínios, clubes. Certeza de sucesso e de ótima utilidade para toda população --- afirmou Nelson Machado.