Notícia

ITAIM É O MELHOR CLUBE DE SÃO PAULO PELA 21ª VEZ NA HISTÓRIA

Por CBTM

21/12/2011 17h20


A Federação Paulista de Tênis de Mesa, fundada em 1929, desde então vem cumprindo seu papel na modalidade nestes 82 anos de existência, revelando inúmeros atletas que representaram ou representam o Estado de São Paulo e o Brasil mundo afora. 

Mais de 60 clubes estão filiados atualmente junto a maior Federação estadual do país e são realizadas várias competições durante o ano, dividindo os atletas em categorias por idade e também por sistema de disputa equipes, duplas e individuais.

Há anos foi instituído o título mais cobiçado do tênis de mesa de São Paulo, de "Melhor clube do ano", que ficou pela 21ª vez com o Clube ADR Itaim Keiko/Guaru ESD.

Os anos das conquistas foram os seguintes: 1989, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 2001, 02, 03, 05, 06, 07, 08, 09,10 e 2011, mantendo-se recordista em quantidade de títulos na FPTM.

No passado, Suzano e Santo André eram as equipes mais vitoriosas neste quesito (Troféu Eficiência).

FPTM - O que leva um clube ser tantas vezes campeão assim como o Itaim Keiko?

Marcos Yamada: São vários pontos que influem para ser Campeão Geral do ano:

Não basta ter apenas uma categoria com os melhores do país. É preciso ter uma equipe, estrutura, união do grupo e amizade. Não basta ter dinheiro e contratar atletas prontos. É preciso ter uma boa escolinha de base com atletas de futuro, sempre renovando o quadro de filiados;

Diretoria que não trabalha em prol do clube e dos atletas, não conseguem manter uma unidade e espírito de equipe. Infra-estrutura é primordial para se ter um clube campeão. Boas mesas, pisos, iluminação, horários bem dimensionados, e o principal: regras claras para os associados. Tentar manter os atletas motivados e participativos em todos os níveis e categorias, desde o pré-mirim ao super veterano, e também do atleta que só pratica por lazer ao de alto rendimento.

Alguns clubes que oferecem tudo grátis prometem inúmeras vantagens, às vezes faz com que o atleta não valorize os esforços da administração e não colabore e vista a camisa do mesmo. Pagam as inscrições, viagens, uniforme, material, porém nem todo o atleta reconhece e tem gratidão e passa achar que isso é obrigação; principalmente quando o atleta fica um pouco forte, daí quer ganhar tudo, o que é natural, mas isso sai muito caro para a estrutura e não é duradouro; Uma mudança politica num município e adeus verba para o tênis de mesa.

A quantidade de técnicos tem que ser diretamente proporcional ao número de alunos. O clube oferecendo um grande corpo técnico, com certeza atrairá mais alunos e não o contrário como fazem erroneamente algumas entidades. Fazer contas durante o ano todo e reforçar as categorias onde a pontuação esta baixa, federando mais atletas na hora exata ou até contratando;

Valorizar os atletas no final do ano, como reconhecimento pelos pontos conquistados e mais amor e dedicação ao clube. Cada cidade tem um orçamento para os Jogos Regionais e Abertos. Alguns usam bem este recurso público trazendo resultados efetivos, outros gastam de forma errada, sem dar o retorno para o município. O Itaim Keiko é uma associação sem fins lucrativos e sobrevive com o apoio da Itaim Iluminação, Butterfly e uma pequena ajuda da cidade de Guarulhos. Não paga inscrição, viagens, uniforme e todos os atletas ainda contribuem com mensalidade, assim mesmo tem quantidade, qualidade e 21 anos de títulos. 

 

FPTM - Qual o segredo de tudo isso?

Marcos Yamada: União, TIME/EQUIPE, amizade, família, disciplina, ensinamentos, e o melhor: a educação oferecida para alunos e atletas.

 

FPTM - Faça um breve histórico sobre o ADR. Itaim Keiko/Guaru ESD

Marcos Yamada: Atualmente situado na capital paulista, no bairro da Saúde, o Itaim Keiko tem 12 mesas em seu ginásio, piso importado, 12 treinadores, 250 atletas e trata-se de um clube especializado em tênis de mesa, sem fins lucrativos. Mantém suas portas abertas no período da manhã, tarde e noite para seus associados e está estruturado para formar atletas, desde Iniciantes até Olímpicos.

Sua Diretoria é formada por ex-jogadores e pais de atletas, que conseguem manter a união do grupo, planejando todas as ações voltadas para a formação técnica e do caráter dos participantes, tornando-os além de atletas, bons cidadãos.

Fundada em 1983, após seis (6) anos de trabalho começou a manter a hegemonia do esporte no país, com atletas PRATA da casa e não de outros clubes.

As empresas Itaim Iluminação, Butterfly Japan e a Cidade de Guarulhos são suas principais parceiras, na conquista deste titulo inédito na historia do mesa-tenismo nacional e mantendo o recorde histórico na Federação Paulista de Tênis de Mesa.

Os jovens atletas com maior destaque atualmente são: Eric Mancini, Jessica Yamada, Jeff Yamada, Lia Ohira, Gustavo Hayashi, Eduardo Tomoike, Carlos Ishida e Esther Novalo, que conquistaram a maioria dos pontos para a entidade na temporada 2011.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?