Notícia

Surgimento da borracha na década de 1950 deu novos rumos ao Tênis de Mesa

Por CBTM

10/06/2013 21h10


imagemCada modalidade tem sua peculiaridade e o surgimento de novos equipamentos e mudanças nas regras geralmente contribuem para a evolução. No Tênis de Mesa esse momento aconteceu em 1952, quando pela primeira vez um atleta utilizou uma raquete com borrachas dos dois lados.

Naquele ano, o americano Marty Reisman entrou na disputa do Campeonato Mundial como favorito, mas foi surpreendido pelo desconhecido japonês Hiroji Satoh, que apresentou a inovação. Depois disso o esporte tornou-se mais rápido, com muita ênfase no efeito, e os asiáticos passaram a dominar a era moderna, onde a rotação decide as partidas.

No entanto, Marty Reisman, o principal atleta de Tênis de Mesa daquela geração nos Estados Unidos, se recusou a evoluir e até o último dia de sua vida, aos 82 anos, em dezembro do ano passado, insistia que a raquete de madeira era mais eficiente.

Os argumentos de Reisman contra a borracha se tornaram um grito de guerra para os mais conservadores. O excesso de efeito tornou as disputas mais curtas e com muita ênfase ao movimento de pulso, tornando o jogo mais chato de assistir.

Clique aqui e leia a notícia publicada pelo The Wall Street Journal!

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?