Notícia

Brasileiros brilham no Desafio Mundial Hopes e voltam com três medalhas

Por CBTM

06/11/2013 04h27


Enquanto atletas de todo o país se enfrentavam em Bento Gonçalves, três jovens brasileiros estavam em Otocec, na Eslovênia, participando do Desafio Mundial Hopes promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Letícia Nakada e Gustavo Yokota representaram a América Latina e Bruna Takahashi defendeu a seleção da ITTF. A competição terminou no último domingo e todos conseguiram conquistar medalhas.

Letícia conquistou o bronze no Torneio de Duplas em parceria com a porto-riquenha Adriana Dias. A menina sonha seguir os passos da amiga Caroline Kumahara e já começa a se destacar em eventos internacionais, como na etapa do Circuito Mundial Infantil e Juvenil que aconteceu na cidade de Lima, em junho desse ano.

Mesmo ainda como idade para competir como infantil, Letícia roubou a cena ao conquistar a medalha de ouro na competição juvenil, superando na final a porto-riquenha Melanie Diaz.

Gustavo Yokota também ficou em terceiro no Torneio de Equipes. Ele se destaca por ter um estilo defensivo conhecido como “cato”, onde o atleta rebate a bola colocando muito efeito. O nome vem do verbo "cut", cortar em inglês. Os brasileiros geralmente encontram dificuldades quando enfrentam adversários que jogam assim, pois não estão acostumados porque há poucos no país.

Sem ter um ídolo nacional que atue dessa forma, Gustavo espera se tornar o primeiro a ganhar reconhecimento e ser referência assim como o paulista Henrique Narita, que recentemente foi convocado para treinar com a Seleção Brasileira adulta porque tem esse estilo de jogo, prova de que as portas estão abertas para os “cateiros”.

Bruna Takahashi foi o principal destaque do Brasil. Além do bronze com a seleção mundial, ela ainda recebeu o troféu Fair Play por reunir qualidades que refletem a um dos objetivos da competição, a formação de jovens promissores com a consciência do espírito esportivo. A atleta é uma das mais talentosas da nova geração e a boa fase vem desde o ano passado, quando ficou entre as oito melhores no II Hopes em Falkenberg, na Suécia.

Por causa desse resultado, foi convocada para uma semana de treinamentos na Espanha com a Seleção Mundial da ITTF e participou de um torneio chamado Euro Minichamps Schlitigheim, na França. Bruna foi convidada por causa do seu talento, mas sempre chamou a atenção também pelo comportamento apresentado durante as partidas e a dedicação aos treinos.

Felizmente, no Tênis de Mesa, os principais jogadores do mundo são da mais alta integridade nesse sentido. Todos jogam duro, se esforçam para vencer, mas depois apertam as mãos de seus adversários e retornar para lutar outro dia contra aqueles que acabam se tornando seus amigos.

É nesse o papel do Desafio Mundial Hopes da ITTF, que é uma competição como qualquer outra, mas também tem o papel de educar, ensinando o respeito, a disciplina e, sobretudo, a autodisciplina, características indispensáveis para o atleta que tem como meta o alto nível.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?