Notícia

Calderano faz jogo equilibrado, mas é eliminado na Alemanha

Por CBTM

23/03/2018 21h57


Brasileiro, abaixo de sua melhor condição física, é superado por sueco na estreia
 
FOTO DE ARQUIVO: Calderano não segue no Aberto da Alemanha. Crédito: ITTF.
 
Rio de Janeiro (RJ), 23 de março de 2018.
Por: Assessoria de Comunicação - CBTM
 
O brasileiro Hugo Calderano foi eliminado do Aberto da Alemanha, torneio Platinum (nível máximo) do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Nesta sexta-feira (23/3), em jogo disputadíssimo, ele acabou superado pelo sueco Mattias Karlsson, número 31 do mundo, por 4 sets a 2, parciais de 13/11, 9/11, 11/8, 10/12, 11/6 e 12/10.
 
O sueco enfrentará nas oitavas de final o japonês Koki Niwa, que bateu o compatriota Jin Ueda por 4 sets a 2 (11/8, 11/6, 5/11, 11/5, 8/11 e 11/6).
 
O brasileiro agora volta suas atenções para a Bundesliga, na qual seu clube, o Ochsenhausen, joga a última rodada nesta quinta-feira.
 
O jogo
 
O primeiro set começou complicado para o brasileiro, que só conseguiu abrir vantagem na segunda metade da parcial. Depois de alguns rallies e erros dos dois lados, Hugo parecia tomar o controle do jogo quando fez 10 a 6, mas Karlsson não se rendeu. Salvou quatro game points e empatou a partida. Depois, contou com erros não forçados de Hugo para fechar em 13 a 11.
 
Calderano voltou totalmente focado na reação. Abriu 4 a 0, mas viu novamente um rival persistente, que não deixava que o placar se dilatasse. O carioca fez 10 a 8 e viu o sueco salvar o primeiro game point, mas não deixou que houvesse novo empate, finalizando a parcial em 11 a 9.
 
O terceiro set foi parelho até a primeira metade. Depois disso, Karlsson fez quatro pontos seguidos, abriu 10 a 6 e fechou o game em 11 a 8.
 
O set seguinte teve nova reação do sueco, mas mostrou toda a fibra de Hugo. Ele chegou a estar perdendo por 10 a 8, mas salvou dois game points e construiu a virada em pontos obtidos através de trocas de bola emocionantes: 12 a 10
 
Mattias Karlsson veio disposto a dar o troco na quinta parcial, a qual dominou do início ao fim, fechando em 11 a 6. Pressionado, Hugo chegou ao sexto set sabendo que não poderia dar oportunidades ao rival. A partida continou parelha. Calderano fez 9 a 7, mas Karlsson virou em 10. O brasileiro salvou o match point, que voltaria a acontecer em 11 a 10. Em mais um belíssimo rally, ponto para o sueco, que fechou o jogo em 4 a 2.
 
Físico abaixo
 
O técnico de Hugo, Jean-René Mounie, analisou a partida.
 
“Infelizmente, esse dia acaba com uma derrota. Temos que dizer que o Mattias Karlsson jogou muito bem e conseguiu virar várias vezes o jogo, que foi muito disputado. Acho que faltou um pouco de energia ao Hugo, ele não teve o melhor nível físico dele. O sistema de jogo do Karlssson atrapalhou ele, que teve problemas para achar o ritmo certo da partida. Aos poucos ele melhorou, mas no final não foi suficiente”, explicou, antes de falar dos aspectos positivos da partida.
 
“Gostei da atitude do Hugo. Nunca desistiu e conseguiu crescer seu nível no final da partida. Para concluir, a atuação dos dois jogadores mostra o alto nível do torneio já na fase de 1/32. O tênis de mesa tem uma concorrência incrível e isso vai permitir que o Hugo continue a evoluir”, finalizou.
 
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com

Marcio Menezes – marcio@fatoeacao.com

Juliana Cumplido (estagiária) - juliana@fatoeacao.com


imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 
 
 
Siga a CBTM nas redes sociais:

 Facebook  Twitter  Instagram

 
 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?