Notícia

Lucas Carvalho: superação pela perda da amiga com o tênis de mesa

Por CBTM

30/03/2018 15h28


Morte da amiga mesa-tenista acabou sendo o impulso para a carreira do jovem atleta, hoje em Jacareí

Crédito da Foto: Christian Martinez/RGB Studios.

 

Concórdia (SC), 30 de março de 2018.
Por Claudia Mendes e Juliana Cumplido

 

Lucas Matheus Campos de Carvalho tem 18 anos e atua pelo Clube de Tênis de Mesa Jacareí - SP desde o segundo semestre de 2017. Seria apenas mais um atleta a disputar a Copa Brasil Sul-Sudeste, se não fosse uma história curiosa e trágica.

Seu interesse pela prática surgiu graças a uma amizade e a dedicação aumentou depois que a amiga faleceu em decorrência de um câncer. E ele prometeu a si mesmo que iria honrá-la.

"Eu morava no Rio, em Madureira, e comecei a bater bola com o pessoal do Pereira Lopes, colégio em que eu estudava. Tinha uma garota que jogava bem nessa minha escola e eu procurei saber como é que ela jogava tanto, porque eu não conseguia acompanhar. Ela se chamava Yukie Abe e ficamos amigos logo no primeiro ano dela na escola. Quando ela me disse que jogava no Madureira Esporte Clube, eu comecei a frequentar para jogar também, na época com 13 anos", lembra.

Um dos motivos para Lucas continuar no esporte foi a morte da amiga, por causa de um câncer. A partir disso, ele começou a focar mais no treinamento. Diz que era uma forma de vitória. Como se estivesse a homenageando.

"Eu me federei pelo Madureira Esporte Clube com 15 anos, mas já joguei pelo Grêmio Social Esportivo de Rocha Miranda, que foi meu segundo clube. Agora, eu tive a oportunidade de ir para Jacareí (SP) com o Waldemir Júnior, que é um ótimo técnico e está me dando todo o apoio para eu continuar trabalhando", diz o atleta.

Lucas começou tarde no esporte, mas diz ter tido momentos marcantes no tênis de mesa, como a vitória nos Jogos Escolares da Juventude. Ele ficou em 5° lugar no rating E masculino na Copa Brasil Sul-Sudeste, em Concórdia (SC).

"Estou focando também no Brasileiro que vai acontecer no final desse ano, além de me preparar e aumentar o nível técnico. Já joguei em dois Brasileiros, uma Copa Brasil... Eu sou praticamente novo no esporte, então estou pegando bastante experiência nesses campeonatos, ainda mais indo para São Paulo, o que está me ajudando bastante", finaliza.

 


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Marcio Menezes – marcio@fatoeacao.com
Juliana Cumplido (estagiária) - juliana@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?