Notícia

Símbolo de união e resistência da colônia japonesa, Intercolonial de Tênis de Mesa chega aos 70 anos

Por CBTM

22/01/2020 19h11


Edição deste ano acontece em Itupeva, a partir de sexta-feira, com jogos acontecendo até domingo

 

Itupeva (SP), 22 de janeiro de 2020.

Por: Assessoria de Imprensa - CBTM

Um símbolo de união e resistência da colônia japonesa, o Campeonato Intercolonial de Tênis de Mesa chegou aos 70 anos. A edição deste ano acontece em Itupeva (SP), e reunirá, mais uma vez, centenas de competidores com uma característica em comum: a origem de seus ancestrais no país do Oriente.

A primeira edição foi realizada por Haruo Mitida, em 1951, no Clube Cereja, em São Paulo (SP). No princípio, apenas equipes do eixo São Paulo-Paraná eram aceitas. Aos poucos, o torneio se tornou uma grande reunião de amigos de todo o Brasil, mostrando a força da colônia japonesa.

“Após a Guerra, em 1945, os nikkeys tiveram muitos problemas para conviver com os não descendentes, já que o Brasil ficou ao lado dos Estados Unidos. Meus familiares não conseguiam esconder sua origem, devido aos traços orientais.  Invadiam a casa dos meus avós, queimavam os livros, levavam os rádios e quem falasse no idioma japonês era preso. Uma forma de diminuir esse bullying era andarmos juntos, convivermos juntos, ou seja, unir era uma das soluções”, lembra Marcos Yamada, coordenador do evento há mais de 30 anos.

“O Torneio começa em 1951, como uma forma de fortalecer os elos dos nikkeys no país. Por isso, criaram os Intercoloniais de atletismo, natação, tênis de mesa e outros. Manter esta competição, creio que seja um dever para nós da terceira geração, como uma forma de agradecer nossos avós por tudo o que sofreram para dar o melhor pra gente. Educação, disciplina, respeito e sempre sermos corretos. Estou desde 1984 no comando técnico e me orgulho de fazer parte da comissão organizadora”, ressalta Yamada.

Segundo Yamada, o Intercolonial tem a função de reunir grandes amigos, uma vez por ano: “O Intercolonial se tornou o ponto de encontro dos ex-atletas e amigos que ficam um ano sem se encontrarem. Muitos jogam apenas esta competição por ano. A prova disso é que temos 193 veteranos acima de 30 anos e apenas 108 do juvenil para baixo”.

Além do congraçamento entre os mesa-tenistas, Itupeva deverá ver duelos interessantes e bem equilibrados. No Adulto Masculino, o experiente Cazuo Matsumoto desponta como um dos favoritos, mas terá a forte concorrência de Gustavo Yokota, Rodrigo Yonesake, Eduardo Tomoike, Carlos Ishida e Matheus Shimoki. No feminino, Letícia Nakada, Katia Kawai, Alexia Nakashima e as irmãs Fernanda e Gabriella Kodama são as principais favoritas. Os jogos acontecem no Ginásio de Esportes Dorival Raymundo e na Sociedade Beneficente e Recreativa Itupeva, entre sexta (24) e domingo (26).

 
Confira a programação completa:
 
Dia 24 - Sexta-feira
 
8h30 - Equipes: Pré-Pré-Mirim, Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil.
13h - Equipes: Hiper Veterano, Hiper Lady, SSVeterano e SSLady.
16h - Duplas: Masculina/Feminina e Mista + Duplas da Categoria Livre.
17h - Congresso Técnico II
19h - Individual: Adulto e Juventude Masculino
 
Dia 25 – Sábado
 
8h - Desfile de Abertura e competições de equipes
13h - Individual: Pré-Pré-Mirim, Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil
20h - Jantar de Confraternização
 
 
Dia 26 – Domingo
 
8h - Individual: Adulto Feminino até Mega-Veterano; Torneio de Consolação nas categorias Pré-Pré-Mirim, Pré-Mirim e Mirim; Torneio Aberto Livre 
8h - Finais Individuais das categorias menores 
9h30 - Final da categoria Adulto Masculino e início da Categoria Especial                                                                                       
 
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações