Notícia

Governança na CBTM é tema de defesa de tese de mestrado no exterior

Camilla Gomes tornou-se mestre em gestão esportiva na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em Portugal, falando sobre as práticas da entidade

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

23/12/2020 12h03


A governança da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) foi tema de defesa de mestrado no exterior. Campeã do Prêmio Sou do Esporte 2019 e primeira colocada no Programa GET – Gestão, Ética e Transparência do Comitê Olímpico do Brasil, a CBTM foi estudada por Camilla Gomes, agora mestre em gestão esportiva na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em Portugal.

Segundo Camilla, a ideia de analisar a governança na entidade partiu exatamente do momento em que a CBTM atingiu um patamar de destaque nos medidores existentes no esporte brasileiro. A partir de então, ela procurou compreender as práticas de governança que fizeram com que a Confederação conquistasse os prêmios e compreender as ações de boa gestão que levaram a essa mudança.

“Fizemos uma entrevista com o presidente, Alaor Azevedo, e com o diretor, Geraldo Campestrini, e encontramos quatro categorias: os prêmios, os fatores-chave, as práticas de gestão e práticas de governança. Verificamos e fizemos uma análise e percebemos que todas estas categorias estão conectadas e contribuem para a melhor governança”, explica Camilla.

A mestre em gestão esportiva destaca alguns pontos dentro dos pilares estudados em sua tese. O conjunto destas ações fez com que a CBTM passasse a ocupar um papel de destaque no esporte olímpico brasileiro.

“Os fatores-chave foram as mudanças na legislação e o interesse da entidade em ter uma gestão mais profissional. Nas práticas governança, destaco a responsabilidade e controle interno, com a separação dos poderes, o mapeamento de riscos e a prestação de contas; a democracia, com a inserção das comissões de atletas, treinadores e árbitros; responsabilidade social, concentrada no Coletivo Ping-Pong; e, a transparência, com a divulgação de todas as ações da CBTM nos canais da entidade e a padronização dos documentos”, explica Camilla.

Por fim, Camilla Gomes também fez uma análise sobre as práticas de gestão da CBTM: “Destacamos a modernização, o planejamento e a pesquisa e inovação. Há um planejamento estratégico que traçou todo o caminho que a instituição precisa seguir, além da criação da Universidade do Tênis de Mesa”.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações