Notícia

Ciência TMB aborda a importância da prática esportiva no tratamento e prevenção da Doença de Parkinson

Professora Natália Mazzini e mesa-tenista Edmur Mesquita compartilham estudos e experiências para o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Por Fato&Ação – Assessoria de Imprensa CBTM

09/04/2021 21h01


O Ciência TMB está no clima do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, comemorado neste fim de semana. A professora Natália Araújo Mazzini, mestre em Educação Física, vai apresentar os benefícios da prática do esporte no tratamento da doença. Para ampliar a abordagem, o convidado será o mesa-tenista Edmur Mesquita, medalhista no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa para Pessoas com Parkinson de 2019, nos Estados Unidos. A edição de número 11 do programa será neste sábado (10), às 18h, no canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/user/TMdoBrasil).

Serão apresentadas as características da Doença de Parkinson, seus sintomas motores, não-motores (cognitivos e emocionais) e sua incidência. A importância dos exercícios físicos também será mostrada com estudos científicos, que analisam os benefícios de treinamentos de força e treinamentos aeróbios, como acontece na prática do tênis de mesa.

A professora Natália Mazzini lista inúmeras vantagens que contribuem para desacelerar a progressão do Parkinson: melhora do condicionamento cardiovascular (diminui fadiga), do transporte de oxigênio, melhora de força muscular, de marcha e postura, na instabilidade postural, nos fatores de risco para outras doenças e melhora da ansiedade e sintomas depressivos.

Mas o tênis de mesa também tem papel crucial em benefícios para as funções básicas da vida diária, como será apresentado no programa, além da socialização e diversão que o esporte promove. 

A troca com o mesa-tenista Edmur Mesquita, que convive com o Parkinson há oito anos, terá relatos do papel que o tênis de mesa desempenha em sua vida - não só pelos benefícios físicos, mas também na conscientização sobre a doença e seu tratamento.

O Ciência TMB é um programa voltado para os profissionais do tênis de mesa brasileiro e busca difundir conteúdo específico para toda a comunidade. Técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, encontram espaço para disseminarem temas relevantes da modalidade.

Abaixo, o link para acompanhar o Ciência TMB:

Conteúdo exclusivo

Desde o mês de maio do ano passado, a CBTM vem investindo em conteúdo exclusivo no seu canal do YouTube, tentando atender a todos os públicos. Os temas são diversos: conhecimento específico, conhecimento básico de tênis de mesa, contato com os ídolos e entrevistas específicas sobre temas do momento. O objetivo é oferecer possibilidade a todos os interessados por tênis de mesa.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/@cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações