Notícia

Noite de homenagens! CBTM faz tributo a mesa-tenista Ivo Gallindo e aos 50 anos do título sul-americano infantojuvenil no Rio de Janeiro

Evento aconteceu em casa de festas no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste carioca, e reuniu equipe campeã em 1971 e o jornalista André Gallindo, filho de Ivo

Campeões de 1971 recebem homenagem no Rio. Foto: Leonardo Augusto Costa/FTMERJ

Por José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

03/10/2021 09h58


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) prestou duas homenagens na noite desse sábado (2) no Rio de Janeiro (RJ). Em uma casa de festas no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste carioca, em jantar de confraternização do 1º Open Master (torneio para veteranos que está sendo jogado na Arena Carioca 1), a entidade rendeu tributo póstumo a Ivo Gallindo, mesa-tenista falecido em 2019, e celebrou os 50 anos do título sul-americano infantojuvenil conquistado pela equipe brasileira em São Paulo (SP). O evento reuniu mesa-tenistas que estão disputando a competição, parte dos 20 atletas campeões em 1971 e o jornalista da TV Globo, André Gallindo, filho de Ivo. O link para o álbum completo com as fotos do evento, creditadas ao fotógrafo Leonardo Augusto Costa/FTMERJ, pode ser visualizado AQUI.

O 3º Campeonato Sul-Americano Infantojuvenil aconteceu no ginásio do DEFE, na capital paulista, e foi especial para o Brasil. No torneio, realizado entre 3 e 8 de agosto de 1971, o país faturou nove de 14 títulos em disputa e foi o campeão geral.

Hélio Grun, Roberto Ramirez, Nelson Lopes Rico, Gilmar Aleixo, Jaques Fidelman, Nobuo Ikenjiri, Ricardo Inoguchi, Afonso Valente, Márcio Tovar, Suely Yamada, Emília Toyofuku, Stella Arruda, Ana Maria, Rosane Kupfer, Maria José Ferrer (Musa), Cecy Rodrigues, Sandra Rodrigues, Ruth Watanabe, Maria Fátima Marquesini, além do atual presidente da Confederação, Alaor Azevedo, foram os responsáveis pela campanha marcante que está completando meio século.

“É uma noite histórica para o tênis de mesa brasileiro. Em 1971, o Brasil conseguiu um resultado espetacular. Era uma época em que o tênis de mesa era um pouco mais descentralizado, nós tínhamos grandes delegações do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Foi um evento importante em que tivemos uma grande campanha”, disse Azevedo, um dos homenageados da noite.

“Eu me lembro que foi uma grande confraternização, foram vários amigos nos assistirem. Muitos que jogaram, eu já havia até esquecido, estou relembrando todos eles, os 20 mesa-tenistas. Está sendo muito legal, porque tem alguns que eu não tinha contato há tanto tempo, e esse evento fez com que nos encontrássemos e celebrássemos aquela conquista”, complementou o dirigente.

Roberto Ramirez, que era da delegação de São Paulo, disputou o torneio infantil à época. O ex-mesa-tenista lembra que foi a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira e enalteceu a homenagem recebida.

“Aquele evento foi um marco para mim por ter sido a minha primeira convocação para a Seleção. Sempre é uma honra vestir a camisa do Brasil e representar. Eu fui muito bem naquele campeonato, eu ganhei quatro medalhas de ouro. Foi um torneio que me deixou ótimas recordações e amizades. Foi uma satisfação muito grande e, hoje, maior ainda”, lembrou Ramirez.

O homenageado ainda parabenizou a Confederação por valorizar as glórias passadas: “Eu acho que isso é um exemplo, porque faz a nova geração saber o que a gente fazia em uma época em que não tinha patrocínio e que você tinha de trabalhar e arrumar tempo para ser atleta de tênis de mesa. Era uma época diferente em que não tinha internet e que você só era conhecido através dos jornais impressos. Então, o que a CBTM está fazendo é um exemplo, por relembrar daqueles que já fizeram algo pela modalidade”.

Outra atleta que relembrou suas glórias foi Maria José Ferrer, a Musa, que conquistou quatro medalhas, sendo três ouros e uma prata: “Foi inesquecível. Eu participei da equipe juvenil e consegui quatro medalhas. Eu estava no meu auge no tênis de mesa. Foram bons tempos, e a homenagem está sendo muito interessante”.

Tributo a Ivo Gallindo

Ivo Gallindo foi um amante do tênis de mesa. O pernambucano, servidor público aposentado, deixou o cargo de auditor da Secretaria da Fazenda para viver para o esporte. Além de mesa-tenista, ele fazia questão de fomentar a modalidade pelos locais que passava, incluindo o clube pelo qual vestiu a camisa, o Sport Club Recife.

O mesa-tenista faleceu em 27 de outubro de 2019, acometido por um câncer no pâncreas. Seu filho, André Gallindo, jornalista da TV Globo, o definiu como “atleta que não era atleta” por ele não preencher os requisitos de eficiência física, mas, parafraseando o próprio pai, disse que “o tênis de mesa o salvou”, pois o esporte melhorou a sua qualidade de vida e fez com que a sua rotina fosse mais feliz depois da aposentadoria. Agradecido pelo tributo feito a seu pai, o repórter garantiu que o Ivo estaria muito feliz com o carinho recebido.

“Eu fico muito feliz, porque estaria muito feliz com esse reconhecimento. Meu pai não foi um exímio atleta, não participou de campeonatos quando jovem, não foi um atleta a representar o Brasil em competições internacionais, mas, dentro da categoria dele, ele tinha muito orgulho em defender os clubes que defendeu, o estado de Pernambuco e o país aonde quer que fosse. Então, estar em uma competição Master, com amigos reunidos em confraternização, isso é plenamente o meu pai. Como filho, eu estou muito realizado, porque eu sinto a alegria que ele sentiria se ele estivesse aqui”, relatou o jornalista.

O presidente da CBTM também comentou sobre a homenagem feita ao companheiro de tênis de mesa: “O Ivo Gallindo era um verdadeiro amante do tênis de mesa, um dos maiores que já vi. Ele era um gentleman, ele se dedicava a viajar, criar amigos em todos os lugares que ia. Depois que ele se aposentou, ele viveu para a modalidade. É uma noite muito simbólica para todos nós”, definiu.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações